Turismo & Responsabilidade socioambiental: Projeto Carioquinha 2011 vai transformar lixo em dinheiro




Projeto apoia ação de sustentabilidade em escolas públicas

O lixo é sempre um grande motivo de insatisfação entre turistas e, este ano, a limpeza e o turismo sustentável serão o foco da campanha social da 13ª edição do Carioquinha – projeto que reúne pontos e atrações turísticas do Rio de Janeiro, promovendo descontos para quem é nascido ou morador da cidade. 

Durante a vigência do projeto, que começa no dia 28 de maio e vai até o dia 30 de junho, alunos de cinco escolas públicas de Santa Cruz vão transformar lixo em lucro, recolhendo materiais recicláveis para transformar em créditos que valerão passeios pelo Rio de Janeiro.

A gincana verde é uma parceria entre o Carioquinha Social e o Banco Verde, uma iniciativa vencedora da Região Sudeste do prêmio "Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais", promovido pela Fundação Banco do Brasil e Revista Fórum, apresentada como medidas possíveis e simples durante o Fórum Social Mundial 2011. 
A ação premiará mil alunos, que durante o Carioquinha poderão trocar lixo por moeda verde, válida para compras no Bazar Verde.
O aluno que atingir a meta estabelecida de coleta participará de tours pela cidade, visitando algumas das atrações credenciadas pelo projeto, com ônibus e lanche fornecidos pelo Carioquinha. As coletas começaram no início de maio e terminam no dia 26, quando serão conhecidos os alunos que farão os tours pelo Rio.
“Vamos promover uma mudança de pensamento em relação ao lixo nesses alunos. Esta parceria com o Carioquinha ampliará o envolvimento dos estudantes. Por se tratar de uma localidade de difícil acesso e carente, a maioria dos seus moradores não conhece o Rio e seus pontos turísticos”, afirmou a professora Marilucia Ferreira da Silva, idealizadora do Banco Verde.

As escolas terão uma filial do Banco Verde, onde os alunos terão informações sobre como funciona o Carioquinha e os pontos de coleta dos materiais para reciclagem e reutilização. Os alunos ainda participarão de palestras, onde aprenderão a importância da reciclagem e da conservação dos espaços públicos limpos. “Estes alunos serão multiplicadores deste aprendizado na comunidade”, concluiu Marlucia.

O Carioquinha tem o patrocínio da Riotur e Coca-Cola e é uma realização da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH/RJ).

Nenhum comentário: