Responsabilidade Socioambiental: PepsiCo lança copos ecologicamente corretos nos Estados Unidos



Copos apresentam mensagem de sustentabilidade e promovem a consciência do consumidor para reciclagem A PepsiCo, fabricante dos produtos ELMA CHIPS®, QUAKER® e PEPSI®, acaba de lançar cinco opções de copos ecologicamente corretos, recicláveis e compostáveis aos clientes fornecedores de alimentos dos Estados Unidos. As novidades serão distribuídas por engarrafadoras próprias e terceirizadas.
Os novos copos de plástico transparente são totalmente recicláveis, incluindo um copo de PET contendo 20% de material reciclado pós-consumo, bem como copos de papel compostáveis e copos de cera feita com materiais de origem vegetal proveniente de florestas geridas de forma sustentável. Este mix de copos capacita os clientes fornecedores de alimentos – como restaurantes, estádios e universidades – a selecionarem as opções ecologicamente corretas de copo com base nas instalações de reciclagem e de compostagem disponíveis em sua região.

Os copos da marca informam claramente os benefícios ambientais através de figuras verdes atraentes, com a frase "Uau, nossos copos são totalmente recicláveis", ou uma mensagem semelhante relativa aos materiais utilizados. Os copos também incentivam os consumidores a visitar o site Earth911.com para obter informações sobre a maneira correta de descarte de materiais em suas comunidades locais.
"Os novos copos são um avanço na tecnologia, mas também na maneira como nos comunicamos", declarou Margery Schelling, Diretora de Marketing da PepsiCo Foodservice. "Os clientes estão cada vez mais solicitando produtos ambientais que correspondam às novas necessidades, expectativas e estilos de vida. Queremos que os consumidores desfrutem suas bebidas favoritas e se sintam bem sobre o impacto ambiental das suas compras".

No Brasil, a PepsiCo também há muito tempo tem dedicado esforços para tratar os resíduos. Em 2009, a empresa assinou acordo com a TerraCycle, empresa especializada na transformação de resíduos em bolsas, estojos e lancheiras. Além disso, a companhia também produziu mais de 20 mil displays reciclados de BOPP em 2010 para os pontos de venda. Para 2011 a meta é conquistar esse mesmo número de displays BOPP. Soma-se a isso a preocupação em conscientizar consumidores a reciclar, bem como informar as cooperativas de catadores de lixo. Para tanto, foram lançadas ainda em 2010 as Brigadas PepsiCo, que têm o objetivo de engajar os consumidores no processo de reciclagem de resíduos.

A PepsiCo apresentou os copos ecológicos em resposta à crescente procura por embalagens de bebidas ecologicamente corretas, especialmente entre estudantes universitários. Uma pesquisa mostra que 94% dos consumidores estão preocupados com os efeitos ambientais das embalagens de bebidas (1), e 60% dos indivíduos da geração do milênio e da geração X estaria disposto a pagar um pouco mais por embalagens de bebidas recicladas que sejam melhores para o meio ambiente (2).

O lançamento de copos ecologicamente corretos está alinhado com as metas e os compromissos ambientais globais da PepsiCo, entre eles: reduzir resíduos de embalagens, usar PET e fontes renováveis nas embalagens e aumentar a taxa nacional de reciclagem de recipientes de bebidas.

Exemplos específicos de inovações da PepsiCo no que diz respeito às embalagens para bebidas incluem: o desenvolvimento da primeira garrafa "verde" totalmente reciclável do mundo feita a partir de matérias-primas vegetais.
As garrafas reNEWabottle™ de Naked Juice feitas a partir de 100% de plástico reciclado pós-consumo.
A garrafa Eco-Fina da água Aquafina, a garrafa mais leve do seu tamanho entre as marcas de água engarrafada dos EUA.
A iniciativa de reciclagem Dream Machine, que prevê maior acesso de toda a América a recipientes de reciclagem portáteis. (1) Estudo Beveragepulse.com, agosto de 2010. (2) Mintel Beverage Packaging Trends, fevereiro de 2010.

Perfil

A PepsiCo oferece o maior portfólio mundial de marcas de alimentos e bebidas, que inclui 19 diferentes linhas de produto que geram anualmente mais de US$ 1 bilhão de vendas no varejo cada. Seus principais negócios - QUAKER® (Cereais), TROPICANA® (sucos), GATORADE® (bebidas esportivas), FRITO-LAY® (snacks), e PEPSI-COLA® (bebida carbonatada) - também produzem centenas de outros alimentos e bebidas convenientes, saborosos e nutritivos, que são nomes conhecidos e respeitados em todo o mundo.
No Brasil desde 1953, a PepsiCo é uma das principais companhias de alimentos e bebidas do país e atua no mercado por meio de marcas preferidas e líderes de mercado como QUAKER® (cereais), TODDY® e TODDYNHO® (achocolatados), COQUEIRO® (pescados), ELMA CHIPS®, LUCKY® e EQLIBRI® (snacks), GATORADE® (bebidas esportivas), LIPTON® (chá pronto, em parceria com a Unilever), KERO COCO® e TROP COCO® (água de coco), H2OH!® e PEPSI-COLA® (bebidas carbonatadas).
No total, a companhia conta com 15 plantas e cerca de 100 filiais de vendas localizadas em todo território brasileiro e com o talento de quase 10 mil funcionários que já elegeram a empresa por 11 vezes como uma das melhores para trabalhar no Brasil (segundo pesquisa da Revista Exame e FIA – USP). Desde 1997, a companhia mantém estreita parceria com a AmBev - Companhia de Bebidas das Américas - para a produção, comercialização e distribuição de Pepsi, H2OH!, Gatorade e Lipton aos mais de um milhão de pontos de venda pelo país.

Na PepsiCo, os funcionários são unidos pelo compromisso de alcançar crescimento sustentável ao investir em um futuro mais saudável para as pessoas e para o planeta, o que acreditamos também ser um futuro mais bem sucedido para a PepsiCo. Nós chamamos este compromisso de Performance com Propósito, isto é, a promessa da PepsiCo de oferecer um amplo portfólio de alimentos e bebidas que atendam aos paladares locais dos consumidores; de descobrir formas inovadoras para minimizar nosso impacto no meio ambiente, incluindo a conservação de água e de energia e a redução do volume de embalagens; de propiciar um ótimo local de trabalho para os nossos funcionários; e de respeitar, apoiar e investir nas comunidades onde operamos.

Nenhum comentário: