Alimentos & Bebidas: Novos Saquês agitam mercado no Rio


Sob o comando do especialista Cesar Hasky, o tradicional Ten Kai lança carta de saquês com rótulos nobres e diversificados. A bebida feita a base de arroz surpreende o paladar com sabores muito além do clássico que os apreciadores já conhecem. Os exemplares se diferenciam por distintos processos de produção, grãos e solo.
“Nossa seleção seguiu o princípio básico da produção. O arroz passa por polimento que tira a película do grão. Quanto maior o percentual de polidez do grão, mais sofisticado é o saquê. Ou seja, quanto maior a perda, melhor a qualidade do saquê”, explica o restaurateur.
Para começar, diretamente do Japão, o Soft Sake Ichinokura Himezen conta com baixa fermentação e, em consequência, oferece leve teor alcoólico. É uma opção adocicada, mais feminina e nada residual. É interessante quando degustada com alimentos salgadinhos como o delicioso Furi Croc Salmão – tartare de salmão e flocos de raiz forte em casquinha crocante- e o sushi de ova de bacalhau com ovo de codorna. Também combina com grelhados como gyutan – língua bovina-, Peixe grelhado e Berinjela.
Outra novidade é o Dreamy Clouds Rihaku que recebe nome artístico por referência aos resíduos do arroz. Sua coloração lembra nuvens e a textura é encorpada. Isso acontece porque a bebida não participa dos últimos dois processos de produção: pasteurização e dupla filtragem. Devido ao toque levemente frutado, receitas cítricas ou gordurosas harmonizam bem como o delicioso Maguro Ankimo – atum com foie gras de peixe e flocos de ouro –.
Já o Oze no Yukidoke Ookarakuchi Junmai, uma das marcas mais importantes do mundo, é uma bebida predominantemente seca e sua degustação é perfeita com as delícias do sushi bar como os suculentos sashimis de polvo, lula, salmão, pargo e atum. Da mesma famosa família, o Oze no Yukidoke Dai Ginjo é o premium da casa, que no primeiro gole diz a que veio. Expressivo, o sonho gustativo é 100% artesanal com mais alto grau de polimento do arroz. A nobre bebida é muito delicada e suave, oferece perfume pronunciado, sabor frutado e proporciona explosão de sabores quando combinada com alimentos sofisticados como ostras, ovas de salmão e enguias.
O Hakushita Kuromatsu Gold é do tipo honjouzou – categoria do saquê, segundo seu grau de polidez. Nesse caso, 30% -, mas comum nos restaurantes japoneses. Por ser um junmai, tem o equilíbrio natural, sem acrescento de água ou álcool. A casa também conta com o Hakushita kuromatsu Josen que recebeu adição de álcool para chagar a perfeição. Ambos combinam com molhos fortes como o que está presente no Maguro Nutta – atum selado com sumissô e gema de codorna -.
Licoroso, uma mistura de saquê com a fruta japonesa Yuzu, o Kotsuzumi Yuzu finaliza os rótulos orientais. É ideal para saborear com sobremesas frutadas como o Sashimi de Frutas e a Tangerina em Berço de Gelo. A tangerina japonesa, utilizada na produção, oferece sabor refrescante, cítrico e ácido ao mesmo tempo. Levemente adocicado, a bebida conta com perfume pronunciado.
Entre os saquês espumantes, Umenoyado Tsukiusagi, que apresenta bebida fina e turva. Seu teor alcoólico é baixo e o sabor é robusto devido a fermentação secundária. Há também o Kotsuzumi Houbai Umeshu, um refrescante vinho borbulhante de ameixa, que não contém aditivo químico. Outra novidade 100% natural é o Kotsuzumi Yuzu Liqueur, uma delícia elaborada com citra natural e mel que oferece o frescor como suco recém preparado. Charmoso e requintado, o Dassai 50 Espumante de Nigori finaliza as sugestões. Fabricado a partir do grão Yamada Nishiki, a bebida é jovial, conta com aroma delicado e sabor sofisticado. Para os especialistas, é um desafio ao paladar.
Dos solos norte americanos, o californiano Ozeki Dry. Seu sabor é seco, mas o paladar não é rasgante. Para harmonizar, suculentos sushis como os de polvo, lula, salmão, pargo e atum são deliciosos.
Entre os brasileiros, o Azuma Kirin Dourado que segue os mesmos processos de produção do Hakushita Kuromatsu, porém com matérias primas do Brasil, traz paladar levemente ácido e persistente no álcool. Assim como os Hakushita Kuromatsu, deve ser degustado com receitas de molhos fortes. A outra sugestão verde e amarela é o segundo mais sofisticado da carta: o Azuma Kirin Guinjo com sabor levemente frutado e residual. É uma opção mais suave, pois o gostinho de álcool dissolve rápido na boca. Para degustar, Peixes Grelhados e Agedashi Dofu - tofu empanado com molho tentsuyu - são ideais.

Nenhum comentário: