Meio ambiente: ABNT publica norma para comercialização de créditos no mercado voluntário de carbono

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a primeira norma para a comercialização de crédito de carbono do País. Denominada “Mercado voluntário de carbono — Princípios, requisitos e orientações para comercialização de reduções verificadas de emissões”, a norma especifica princípios, requisitos e orientações para comercialização de Reduções Voluntárias de Emissões (RVE) no mercado voluntário de carbono brasileiro. Ela inclui requisitos para elegibilidade das reduções de emissões, transparência de informações, e registro de projetos e de RVE.

O documento foi produzido por um comitê formados por técnicos da ABNT e consultores da consultoria WayCarbon e do Instituto Totum. 
Para o consultor Marco Antonio Fujihara, diretor da WayCarbon e coordenador do comitê, “ a norma traz mais segurança e estímulo ao mercado de carbono nacional, uma vez que tem como objetivos reforçar a credibilidade do mercado de RVEs, diminuir os riscos a compradores e demais partes interessadas nesse tipo de negociação”. A nova norma já está disponível.

Nenhum comentário: