Redução da emissão de carbono, aumento da taxa de reciclagem e do uso de matérias-primas renováveis estão entre os objetivos da empresa.
Seguindo a premissa do crescimento sustentável, a Tetra Pak anuncia novas metas ambientais até o ano de 2020. O plano global inclui a duplicação da taxa de reciclagem das embalagens e redução de 40% das emissões de CO2, mesmo com a estimativa de crescimento médio dos negócios de 5% ao ano.
Atualmente no Brasil, as principais frentes ambientais de trabalho têm sido o fomento às iniciativas de coleta seletiva, o desenvolvimento de tecnologias de reciclagem e sua transferência para empresas recicladoras, além de educação ambiental. Como resultado, nos últimos cinco anos a taxa de reciclagem evoluiu, atingindo 25% do total consumido.
De acordo com Dennis Jönsson, presidente e CEO da Tetra Pak, as metas de 10 anos fazem parte de um novo programa ambiental ambicioso, que reforça o compromisso da empresa de oferecer soluções para o crescimento sustentável. “Para atingirmos os objetivos, não basta reestruturar e modificar apenas ações e operações da Tetra Pak. Teremos que envolver toda a cadeia de valor, fornecedores, indústria de alimentos e, principalmente, os consumidores”, explica Dennis.
Com a eficiência ambiental no cerne da estratégia dos negócios, a Tetra Pak também aspira ao desenvolvimento de embalagens produzidas com matérias-primas 100% renováveis. Atualmente, as embalagens são compostas por 5% de alumínio, 20% de plástico e 75% de papel, uma fonte renovável proveniente de florestas certificadas.
Para aumentar este percentual, a Tetra Pak assinou um acordo com o produtor brasileiro de polietileno verde de alta densidade, fabricado a partir do etanol de cana-de-açúcar. A expectativa é que ainda em 2011 as tampas das embalagens comecem a ser produzidas com esse material renovável.
Ao mesmo tempo, a empresa também trabalha em parceria com seus fornecedores para aumentar a oferta de matéria-prima certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council). Em 2010, cinco bilhões de embalagens foram entregues no mercado brasileiro com o selo que garante o manejo florestal socialmente justo, ambientalmente correto e economicamente viável.
Perfil
A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos.
Trabalhando próximo aos fornecedores e clientes, fornece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos que a cada dia atendem às necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 170 países ao redor do mundo.
Com aproximadamente 22.000 funcionários baseados em mais de 85 países, acreditamos na gestão responsável e abordagem sustentável do negócio.
O nosso slogan “PROTEGE O QUE É BOM” reflete nossa visão de tornar o alimento seguro e disponível, em qualquer lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário