Marketing e Negócios: Ambev deve acionar Kaiser por teste cego

Multinacional afirma que "tomará as medidas cabíveis" contra comercial criado pela Fischer+Fala e veiculado no fim de semana comparando suas principais marcas a Kaiser e Nova Schin

A Ambev não gostou nada do último comercial da Kaiser, criado pela Fischer+Fala e veiculado desde a última sexta-feira, 13, em que o ator Humberto Martins apresenta o resultado de um teste cego, encomendado pela Femsa ao Datafolha com auditoria da Ernst & Young, em que a marca Kaiser se destaca na comparação com Skol, Brahma, Antarctica e Nova Schin.

A multinacional afirma que "tomará as medidas cabíveis" contra a campanha, a exemplo do que aconteceu em 2006 quando conseguiu na Justiça tirar do ar o "Desafio Kaiser", um outro teste cego promovido pela Femsa, realizado na ocasião pelo Ibope com auditoria da BDO Trevisan. O argumento da Ambev era de que "a campanha não esclareceria suficientemente quais as marcas de cerveja que estariam na disputa".

O gerente de marketing da Kaiser e da Femsa do Brasil, Marcelo Liberado, disse à reportagem que já esperava a reação do maior concorrente mas que desta vez todos os dados da pesquisa estão disponibilizados no hotsite de forma que os argumentos usados pela Ambev em 2006 não tenham a mesma relevância desta vez. Liberado conta que participaram deste último teste 2,5 mil consumidores de todo País, inclusive de praças onde a cerveja não distribuiu como no Rio de Janeiro, onde há grande rejeição à marca.

Os testes foram realizados com a bebida servida a 5º, sem rótulos. "Deu empate técnico nos dados estatísticos, mas na preferência a Kaiser teve poucos pontos acima. Ou seja, foi bem avaliada. Nosso objetivo foi testar nosso produto sem a influência do rótulo para comprovar a boa qualidade e aceitação do nosso produto", disse Liberado.

A Nova Schin, também procurada, ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto.

Nenhum comentário: