Responsabilidade Socio-ambiental & Negócios: Acorn House

O sucesso de um restaurante em Londres indica uma nova tendência na capital britânica: casas que adotam práticas para reduzir, ao máximo possível, o seu impacto no ambiente.
Citado na nova edição do “London Restaurant Guide”, o guia de restaurantes de Londres, o Acorn House, em King’s Cross (região central), tem recebido críticas elogiosas de jornais como “The Times” e “Independent”.
Para o “Observer”, trata-se do “restaurante mais ético do Reino Unido”.
A Acorn House diz usar ingredientes produzidos de forma sustentável por produtores independentes, transformar todas as sobras em adubo ou lixo reciclável e tentar usar fontes renováveis de energia.
Recentemente, em um jantar e palestra em Londres, o chef da Acorn House, Arthur Pott-Dawson, disse que seu sonho é abolir o papel higiênico nos banheiros do restaurante. E insistiu em apagar todas as luzes para economizar eletricidade.
À luz de velas, a platéia saboreou uma seleção de legumes orgânicos cultivados no jardim de Pott-Dawson, mussarela fresca do tipo burata, frutas e merengue orgânicos, vinhos orgânicos e suco de maçã industrializado, também orgânico.
Aos 36 anos de idade, Arthur Pott-Dawson já trabalhou em casas que são referência na gastronomia internacional. Foi treinado no badalado River Cafe, à margem do Tâmisa, e depois foi convidado pelo chef celebridade Jamie Oliver para integrar sua equipe no famoso Fifteen, no bairro de Islington, no norte de Londres.
Em entrevista à BBC Brasil, ele disse que não quer impor sua visão, apenas deseja que as pessoas se conscientizem de como seu comportamento afeta o meio ambiente e de que há alternativas possíveis ao atual estilo de vida.
A Acorn House está em funcionamento há um ano, e segundo Pott-Dawson, a idéia de um restaurante ecológico já provou ser viável financeiramente.

Nenhum comentário: