Marketing e Negócios: FGV: indústrias pretendem ampliar investimento

Segundo números do estudo da Fundação, crise se afasta do País em 2010
Boas notícias vêm de um estudo divulgado nesta quarta-feira, 6, pela FGV. Segundo a Sondagem de Investimentos da Indústria de Transformação, as projeções são "mais favoráveis do que as formuladas em 2009, quando o setor industrial era fortemente afetado pela crise". O dado principal é que quase metade das indústrias (48%) planeja ampliar os investimentos, enquanto 17% pretendem reduzi-los. A elevação mais acentuada deve ser observada em bens duráveis de consumo, que apresentou o maior percentual de aumento da série histórica (58%).

De acordo com o estudo, o aumento da renda, a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em alguns segmentos e a manutenção das condições favoráveis para o crédito devem sustentar o dinamismo do setor. No setor de bens de capital também foi verificada recuperação, refletindo o aumento de investimentos em máquinas e equipamentos.

O movimento está sendo favorecido, na avaliação dos economistas da FGV, pelas desonerações tributárias e pelo Programa de Sustentação dos Investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que oferece uma linha de crédito a juros baixos e prazos longos. Dos 21 gêneros pesquisados, em 14 as previsões (diferença entre os percentuais de aumento de investimentos menos os de redução) superam às de 2009, e em sete, ficam abaixo.

Já na comparação com o previsto para 2008, apenas cinco gêneros, voltados para o mercado interno, superam os resultados daquela época.

A sondagem foi realizada entre os dias 12 de outubro e 30 de novembro de 2009. Ao todo, foram consultadas 762 empresas, com faturamento conjunto de R$ 459,9 bilhões.

As informações são da Agência Brasil.

Nenhum comentário: