Sustentabilidade & Publicidade: Abap vai criar ranking de sustentabilidade

Índice, promovido pela entidade em parceria com a ESPM, foi anunciado durante evento “Nordeste. A Bola da Vez


Com o objetivo de incentivar a produção publicitária responsável e o consumo sustentável, a Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) anunciou durante reunião da executiva nacional da entidade, o lançamento dos “Indicadores de Sustentabilidade da Propaganda Brasileira”. O encontro foi realizado em Imbassai, na Bahia, no evento “Nordeste. A bola da vez”, com empresários de comunicação de todo o País.


A Abap pretende com essa iniciativa criar um ranking nacional de sustentabilidade entre as agências, incentivando a adoção dessas práticas positivas. “Vai ser um debate público e democrático”, afirma Luiz Lara, presidente da Abap, ao citar todo o processo de aprovação desses indicadores.

Quando estiverem concluídos, os indicadores de sustentabilidade serão um conjunto de parâmetros e diretrizes para que as agências de publicidade possam adotar práticas sustentáveis em suas atividades e mensurar seu grau de envolvimento nessas ações. Permitirão, na prática, que as agências façam uma auto-avaliação sobre suas práticas internas e junto a seus clientes, parceiros e fornecedores. E vão estimular as agências a colocar os impactos socioambientais em pauta na hora de criar um anúncio, de discutir um planejamento, de definir um mapa de mídia e até no momento de contratar um fornecedor.




Prêmio Abap




A entidade pretende ainda lançar o “Prêmio Abap de Sustentabilidade”, com o objetivo de estimular as agências a participarem desses processos com investimentos de responsabilidade social junto à comunidade. Haverá duas categorias: uma só para as agências de publicidade e uma para a agência em conjunto com o cliente.


Os indicadores iniciais levantam questões como: monitoramento do gasto de energia das agências, incorporação de princípios éticos, se há campanhas voluntárias para comunidades do entorno das agências, entre outras.  Segundo Marcelo Diniz, um dos responsáveis pela criação desses índices, a iniciativa ajudará a mostrar o valor social da propaganda.

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