Negócios na Hospitalidade: Ipea diz que obras em 9 de 12 aeroportos não estarão prontas até a Copa de 2014



RIO - O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) classificou como preocupante a situação dos aeroportos nas cidades que serão sedes da Copa do Mundo de 2014. Segundo o órgão, ligado à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, as obras de ampliação de nove dos 12 aeroportos atualmente em operação não deverão estar concluídas até o início do Mundial.

O Ipea divulgou uma nota técnica nesta quinta-feira em que analisa que "muito provavelmente não será possível concluir a maioria das obras de expansão dos terminais aeroportuários até a Copa de 2014". O relatório explica que a conclusão leva em conta prazos médios para elaboração de projetos, obtenção de licenças obrigatórias, realização de licitações públicas e início do serviço.

Além dos nove aeroportos que já existem e que não terão suas reformas concluídas a tempo, o Ipea destaca que o Aeroporto Internacional São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, próximo à capital Natal, que ainda está em construção, não deverá ficar pronto antes de junho de 2014.

Os técnicos do Ipea explicam que uma obra de infraestrutura em transportes leva em média 92 meses para ficar pronta, ou seja, mais de sete anos. Assim, com base em informações sobre a atual situação de cada aeroporto, fornecidas pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), os técnicos do instituto estimam que as obras dos aeroportos de Manaus (AM), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Guarulhos (SP), Salvador (BA), Campinas (SP) e Cuiabá (MT), todos ainda em fase de elaboração de projeto, não estarão prontas antes de 2017.

Nos aeroportos de Confins (MG) e de Porto Alegre (RS), embora o projeto de reforma já esteja pronto, as obras devem demorar cerca de seis anos e meio.
- Para nós, há tempo hábil para que os investimentos necessários em pistas, pátios e nos terminais provisórios sejam feitos até 2014. Nossa preocupação maior é com os investimentos mais complexos, ou seja, nos terminais [permanentes] de passageiros - afirma o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, Carlos Campos, um dos responsáveis pelo estudo.

O aeroporto de Curitiba (PR), diz a nota técnica, teria condições de receber os jogos desde que "tudo dê certo e as obras comecem em janeiro deste ano". De acordo com o site da Infraero, os projetos de ampliação do pátio e da pista de táxi, apresentados pelas construtoras que disputam o serviço, ainda estão sendo analisados, assim como as planilhas dos projetos de ampliação do terminal de passageiros. Já o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, que está em obras, está em situação considerada adequada. Mesmo caso de Recife (PE), onde a previsão é de que seja construída apenas uma torre de controle.

As informações são da Agência Brasil.

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