Mercado & Negócios: Copa traz ao Rio maior feira de futebol do mundo

Cidade está confirmada para receber as próximas quatro edições do Soccerex


O Rio de Janeiro começa já em 2010 a colher os frutos que o prestígio de sediar a final da Copa do Mundo da FIFA vai trazer ao longo dos próximos quatros anos.
A cidade está confirmada para receber as próximas quatro edições do Soccerex, maior feira de negócios do futebol do mundo, organizada pela empresa inglesa Sport Global Management.
Duncan Ravie, CEO do evento que acontece pela primeira vez no Brasil entre 20 e 24 de novembro no Forte de Copacabana, conta que a decisão de trazer o evento ao País segue a mesma lógica que o manteve na África do Sul entre 2007 e 2009. "Vamos passar a realizá-lo sempre no país que receberá a Copa.
No caso do Brasil, onde mais estará sendo investido US$ 45 bilhões em infra-estrutura nos próximos quatro anos?", diz Ravie.
A expectativa da organização é que mais de 3,5 mil delegados e 300 empresas expositoras de todos os ramos de negócios relacionados ao futebol em todo mundo compareçam ao evento no Brasil, assim como fizeram nos últimos três anos de olho nas oportunidades geradas pela copa do Mundo.
Na última edição, o Soccerex estima que mais de 500 milhões de libras foram movimentadas em negócios fechados durante a feira.
Para o Brasil já estão acertados como patrocinadores globais do evento a seguradora Lockton, a agência de licenciamento esportivos IMG, banco de investimentos Oxigen Ethical Investment e a holding de empreendimentos esportivos Royal Bafokeng.
A expectativa é de até novembro captar patrocínios locais, de preferência um banco e uma companhia aérea, além de parcerias na área de mídia.
Ao longo dos últimos anos, a Soccerex vem movimentando grandes negócios como, por exemplo, o fechamento do patrocínio da empresa de apostas online Bwin ao Real Madrid. O evento também tem uma agenda de palestras e debates com os mais importantes protagonistas dos negócios do futebol.
Na última edição, o presidente da FIFA, Joseph Blatter se pronunciou pela primeira vez sobre o polêmico gol de mão do francês Henry nas eliminatórias da Copa de 2010. Na África do Sul, a Soccerex declara ter gerado 120 milhões de libras através de negócios gerados, investimento estrangeiro e despesas dos participantes nos três anos em que sediou seu evento no país.
A expectativa de cifras semelhantes no Brasil atraiu o governo do estado do Rio de Janeiro como primeiro apoiador oficial, cedendo o Forte de Copacabana como espaço para sua realização.
Histórico
O evento foi realizado pela primeira vez na Inglaterra, dentro do estádio de Wembley, em 1997.
Depois passou por Paris, Los Angeles, Manchester, Dubai e Johannesburgo antes de chegar ao Rio.
As únicas duas edições canceladas foram as de 2001 por causa dos atentados em Nova York e em 2003 por conta da Guerra no Iraque, ocasiões em que Dubai era a sede fixa.
Segundo Ravie, mais de 14,5 mil executivos de 126 países já passaram pela feira desde seu lançamento.

Nenhum comentário: