Marketing & Negócios: Budweiser terá reality show durante Copa do Mundo

Participantes de cada um dos 32 países da Copa ficarão em uma casa na Cidade do Cabo, mas o vencedor será o representante da seleção que levar o caneco

A Anheuser-Busch InBev está apostando em um reality show online para usar a Copa do Mundo 2010 e transformar a Budweiser na Coca-Cola das cervejas.

A estratégia faz parte do projeto de levar a marca, forte na América do Norte e em algumas partes da Europa, para América do Sul e África, onde o futebol tem muita força. Essa globalização foi uma das bandeiras quando da compra da empresa americana pelos belgas em 2008, e tem sido chamada de meio-termo entre as atrações American Idol, Survivor e futebol.

A plataforma Budweiser United, que será comandada pela DDB, agência global de Budweiser, tem três grandes braços.

O primeiro deles é o programa de reality show digital Bud House, que escolherá 32 torcedores fanáticos, um de cada um dos países participantes na Copa, para ficar em uma casa do estilo "Big Brother" na Cidade do Cabo, África do Sul, durante o mês da Copa, que inicia em 11 de junho.

A mistura de cerveja e fãs de futebol dos mais variados perfis em um espaço confinado tem o potencial de causar uma grande desordem - e de trazer grandes índices de audiência. Brigas entre fãs de futebol são razoavelmente comuns, e algumas tomam proporções drásticas, como a famosa guerra entre El Salvador e Honduras, que começou após uma partida eliminatória para a Copa de 1970.

Cada participante da Bud House perderá a chance de vencer se a Seleção de seu país for eliminada. Isso não significa que ele terá de deixar a casa, e a ideia é mesmo que todos fiquem, mesmo estando chateados com a derrota. Na verdade, não há muito suspense, porque o vencedor do reality show será do país que vencer a Copa do Mundo.

A série exibirá entre seis e oito episódios online por dia, além de um aplicativo que permitirá transmissão ao vivo de dentro da casa.

Fontes dizem que o tratamento recebido pelos participantes será bom quando sua Seleção estiver bem, e ruim quando ela estiver mal (pobres norte-coreanos e neo-zelandês).

A Anheuser-Busch InBev disse que já recebeu milhares de pedidos de concorrentes a uma vaga na casa.

Outras atrações

Os outros dois braços do esforço da Budweiser incluem o troféu "Homem da Partida", entregue ao melhor jogador ao final de cada jogo, que será escolhido por votação online dos internautas. O participante do reality show que representa o país vencedor da partida dará o troféu ao vencedor no final do jogo.

Por fim, a Anheuser-Busch InBev patrocinará um torneio de futebol com amador, com seis jogadores de cada lado. A Budweiser Cup terá competições locais em diversos lugares do mundo e oferecerá uma viagem à Copa para os vencedores.

Expansão

A Copa do Mundo parece ser a plataforma ideal para apresentar a marca Budweiser para o mundo, mas não tanto para o mercado norte-americano, onde as vendas estão caindo.

Além disso, as marcas locais da InBev se beneficiarão do patrocínio em alguns mercados. A empresa está banida de usar o nome Budweiser na Alemanha, onde prevalece Hasseröder, e na Belgica, onde a Jupiler se beneficiará da plataforma. Na China, a marca escolhida será a Harbin.

E apesar dos planos de lançar a Bud no Brasil neste ano - há uma concorrência entre DM9DDB, Leo Burnett e Loducca.

MPM, a Anheuser-Busch focará na marca Brahma.

Do Advertising Age.

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