Meio Ambiente & Negócios: Unpackaged

Da próxima vez que você for a um supermercado preste bastante atenção em tudo que está a sua volta e veja como cada um daqueles produtos e suas embalagens estarão no lixo dentro de poucos dias.
Isso acontece no mundo todo, com exceção da pequena Unpackaged.

Essa loja de Londres não vende nenhuma embalagem junto com os seus produtos e os clientes levam suas próprias sacolas e compartimentos para carregar todos os itens comprados. É tudo a granel!
Na Unpackaged, que existe desde 2006 em um lugar onde antes havia uma antiga mercearia, todos os produtos são vendidos a granel, sem absolutamente nenhum tipo de embalagem e o consumidor é o responsável por levar as compras da forma mais eficiente para casa.
São frutas, verduras, legumes, condimentos, azeite, grãos, produtos de higiene pessoal e de limpeza, biscoitos, cafés e outra infinidade de produtos vendidos da forma como vieram ao mundo, ou seja, sem plástico, isopor, alumínio nem nenhum outro material envolvendo-os.

A maioria dos produtos é orgânica, produzida localmente e vendida através do sistema de comércio justo, com o apoio de cooperativas e redes sociais. Sacolas reutilizáveis, potes e caixas são as responsáveis por embalar tudo isso e levar para a casa do comprador.
A dona do estabelecimento, Catherine Conway, diz já ter visto de tudo na loja. “Temos um amigo adorável que gosta de levar as lentilhas em garrafas vazias de água”, diz. Tuppaware, sacolas de papel, sacos de plástico a vácuo, garrafas de vidros e até carrinho de bebe são utilizados para levar as mercadorias.
Caso o cliente se esqueça de levar alguma dessas opções, a loja dispõe de uma embalagem reaproveitável, que deverá ser devolvida na próxima visita.
BRASIL, abracemos esta iniciativa.

Nenhum comentário: