Marketing, Negócios & Educação: UCP x M-PMG

Aliança entre Universidade Católica de Petrópolis e Marketnews PMG possibilita ampla oferta de formação e especialização ao mercado carioca




A Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e a empresa Marketnews Planejamento e Marketing da Hospitalidade e Gastronomico (M-PMHG) acabam de celebrar acordo de parceria exclusiva para criação e realização da "Escola de Gestão e Administração de Negócios e Serviços ligados ao Setor de Hospitalidade - Restauração (Gastronomia)", iniciando suas operações através de Cursos de Extensão e Graduações Tecnológicas para a capacitação de pessoas/profissionais nos diversos setores ligados a área correlata. A relação contempla ainda a criação e desenvolvimento de MBAs para o setor.

Diferenciais

“O cursos desenvolvidos foram planejados e estruturados para a formação plena dos futuros profissionais atuantes na área e segmentos correlatos”, relata Shirley Santos, diretora executiva da M-PMG. A oferta de um currículo contemporâneo, estruturado e atualizado, posto em prática por professores de alto preparo acadêmico, pedagógico e formação profissional adquiridas na prática de trabalho - pois também são profissionais atuantes no mercado - conferem o fundamento de qualidade e competência na modalidade. Como fatores preponderantes e de valor, os cursos de formação tecnológica também oferecem a vivência das teorias através das práticas de atividades e simulações de cases recorrentes da rotina real do futuro profissional, contando com o suporte de conferências, visitas técnicas, interface com executivos do setor absorvente da mão de obra futuramente formada, promovendo uma ampla visão e habilitação profissionalizante.

Enfatizamos em nossos cursos a importância da formação educacional e cultural, e sua atualização contínua como instrumento primordial de acesso e sobrevivência no mercado com o objetivo precípuo de orientar estes futuros profissionais pelas trilhas dos conhecimentos acadêmico, teórico e prático, merecendo destaque a contemporaneidade de algumas formações frente ao setor e às excelentes oportunidades de trabalho e desenvolvimento.

Os fatores motivadores desta iniciativa

A área de Hospitalidade no setor de Alimentos/restauração e segmento de Gastronomia contempla um grupo de diversas empresas gerando a necessidade por soluções administrativas como em vários outros segmentos da economia. Hoje, além da qualidade dos alimentos e bebidas, é preciso que haja um gestor acompanhado de uma equipe altamente preparada e gabaritada em suas funções para a prática do sucesso empresarial em todas as suas performances.
O segmento responde por 8% dos empregos no país, equivalendo a quase seis milhões de vagas e reflexo de 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Já na área de Hospitalidade, conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em dezembro de 2007 existiam 1,9 milhão de trabalhados vinculados as atividades características da área, representando 2,5% do total de ocupados na economia brasileira. No período compreendido entre dezembro de 2002 a dezembro de 2008, houve um crescimento de 3,1%, sendo superior ao crescimento de ocupação total da economia de 2,6% aa, com ênfase nos setores de hospedagem e alimentação.
As regiões Sudeste e Nordeste concentram mais de 70 % do total de trabalhadores no setor, sendo que só a região Sudeste responde por mais de 50 % dos trabalhadores formais.
Investidores nacionais e internacionais aportam novos recursos no setor, na construção de hotéis, restaurantes e outros equipamentos turísticos, além de grupos de alimentação do exterior em sistemas de franquias que analisam as condições para se expandir em nosso mercado resultando cada vez mais na necessidade e demanda de profissionais capacitados e aptos as contratações.
Segundo dados da Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo, realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) para o Ministério do Turismo (MTur), é informado que especificamente o setor de Turismo aumentou em 7% os postos de trabalho em 2009, e a previsão para 2010 é de mais 4,9% de novas contratações no ano, vislumbrando a ampliação de negócios no setor estimulados pela recuperação do crescimento da economia brasileira e, em menor escala, da internacional.
O Brasil, que hoje é considerado a 13ª economia do turismo no mundo e deve ser, em 2010, o 7º país no mundo em que o turismo gera mais empregos, em termos absolutos – nas previsões do WTTC, que reúne os maiores empresários de turismo do mundo, segundo avaliação da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo).

E todo este real, presente e promissor cenário ainda contempla a geração de demandas provenientes da aquisição para o país de megaeventos esportivos, desde 2009, como a Copa do Mundo FIFA de 2014 que, segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a expectativa é de geração de 3,6 milhões de novos postos no país; Copa das Confederações de 2013, Jogos Olímpicos 2016 e dos Jogos Para-Olímpicos de 2016. A expectativa é que em um mês 500 mil turistas – 10% do total que o país recebe em um ano inteiro – acorram às cidades onde acontecerão a Copa do Mundo FIFA de 2014, segundo dados do Ministério do Turismo.

“Mas apenas investimentos e expansão no Setor de Hospitalidade com o aporte de novos complexos hoteleiros, restaurantes e similares, e atração de mega-eventos internacionais, não se bastam se não houver profissionais altamente qualificados ao atendimento do exigente público turístico. Todos estes fatos favorecem o cenário e ambiente para a formação dos novos especialistas e profissionais na área, como ferramenta indispensável para o êxito e sucesso empresarial e pessoal”, conclui Shirley Santos.

Inicialmente as aulas serão ministradas no novo Campi do Centro (RJ), em Petrópolis, e outros locais que futuramente serão informados, em títulos que serão propostos para pessoas/profissionais que buscam qualificação em preparo e gestão para esta área, através de um “mix” de disciplinas desenvolvidas para o ambiente corporativo da hospitalidade e restauração/gastronomia, tais como logística e distribuição, gestão de food service, segurança alimentar e código sanitário, comunicação direcionada, empreendedorismo, gestão de pessoas, dentre outros que brevemente serão comunicados ao mercado.

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