Tecnologia & Negócios: Carro movido a café

Pesquisadores ao redor do mundo têm se esforçado para encontrar combustíveis veiculares mais sustentáveis, como etanol e biodiesel.
Mas eis que projetistas britânicos surgem com a ideia de usar café para mover carros. Chamado de “Car-puccino”, o automóvel utiliza como base um Volkswagen de 1988 (comprado pelo equivalente a R$ 1.080), que foi escolhido por sua semelhança com o modelo utilizado no filme “De volta para o futuro”, da década de 1980. O veículo, criado por estudiosos reunidos em um programa de ciência da TV britânica, custa entre 25 e 50 vezes mais do que os que rodam à gasolina, o que provavelmente deve inibir investimentos das indústrias automotivas. No entanto, o objetivo é justamente chamar a atenção para o uso de combustíveis alternativos.
Segundo o jornal Daily Mail, o “Car-puccino” deve percorrer pouco mais de 330 quilômetros entre Manchestere Londres, na Inglaterra, abastecido apenas com grãos de café torrado.
Os inventores calculam que o carro vá utilizar cerca de 70 quilos do grão no trajeto (algo em torno de 11.760 xícaras de café expresso, segundo os pesquisadores). Fazendo as contas, o consumo seria de quase 5 quilômetros por quilo, o que resultaria em um investimento de, no mínimo, R$ 2.500.
Embora a velocidade máxima do veículo seja de 100 quilômetros por hora, será preciso fazer paradas regulares para abastecer e limpar os filtros de café.
Assim, o tempo estimado para a viagem é de 10 horas.

Nenhum comentário: