Marketing & Negócios: Carrefour lança comércio eletrônico

Grupo varejista pretende estar entre as cinco maiores operações de vendas online até o final de 2011



Com investimentos de R$ 50 milhões e depois de sete meses de desenvolvimento, o Grupo Carrefour anunciou em 1º de março o lançamento de sua operação de comércio eletrônico.
Nessa primeira etapa do negócio, estão disponíveis mais de 15 mil produtos - que devem totalizar 80 mil até o final do ano - distribuídos em nove categorias. A ideia é que novas categorias sejam incorporadas a cada dois meses. "Nossa proposta é seguir de perto o que os consumidores desejam para nos tornarmos o quinto maior site de comércio eletrônico do Brasil até o final de 2011", anseia Jean-Marc Pueyo, diretor-superintendente do Carrefour Brasil.
A venda de alimentos, porém está descartada durante esse primeiro ano de atuação. Como diferencial, o grupo aposta em um conceito de vendas baseado em três pilares: diversidade de produtos, serviços e conteúdo. "Através de pesquisas percebemos que os processos de compra começam cerca de 15 dias antes do consumo. Daí a nossa preocupação em investir em conteúdo, ajudando na tomada de decisão através de textos e vídeos informativos", conta Rodrigo Lacerda, diretor-executivo de marketing do Carrefour Brasil.
O executivo ressalta ainda a importância da oferta de serviços, que podem ser contratados no momento da compra e vão desde instalação técnica de eletroeletrônicos até help desk e manutenção. "Existe um vácuo no mercado no que se refere a serviços complementares. Queremos preencher essa lacuna e honrar nosso slogan "Você clica, a gente resolve", completa Lacerda.
Nova campanha
O Carrefour também acaba de lançar uma ação multibandeiras. Peças criadas pela F/Nazca S&S apresentam posicionamento do grupo com inédita assinatura conjunta.
Produzido pela O2 Filmes, com direção de Kitty Bertazi, o filme "Gente grande" apresenta tom emocional e remete ao portfólio de negócios da holding francesa no Brasil, que inclui, além dos 114 pontos do hipermercado Carrefour, 376 lojas do Dia%, 49 da rede Carrefour Bairros, 59 do Atacadão, 141 drogarias, 92 postos de gasolina e 17 unidades das agências Turismo Carrefour e do banco que emite cartões de crédito da rede.
Ainda neste mês será lançado um portal de comércio eletrônico para enriquecer ainda mais a oferta de produtos e serviços. "Há muito tempo que a gente faz um Carrefour para cada coisa que você precisa na vida" é a inédita assinatura conjunta das bandeiras Carrefour, Atacadão e Dia%.
A ação representa também a primeira grande mudança na comunicação da multinacional desde que a F/Nazca S&S assumiu a conta no Brasil, após alinhamento global promovido com o Grupo Publicis no início de 2009.
Estreiaram no dia 03/03, outros três filmes assinados apenas pela bandeira Carrefour, a principal operação do grupo no País. Mantendo a apresentadora Ana Maria Braga como garota-propaganda, os filmes trazem alterações estéticas na logomarca da rede.
Segundo Rodrigo Lacerda, diretor de marketing do Carrefour, trata-se de uma evolução no conceito que vinha sendo utilizado nos últimos cinco anos. Agora o alvo principal é a mulher moderna, que trabalha fora mas continua à frente da organização do lar. "A ideia é resgatar no consumidor o prazer de comprar e criar um vínculo emocional, mostrando nossas lojas como um ponto de partida para bons momentos", detalha Lacerda, acrescentando que a mudança na comunicação é decorrência das novas diretrizes globais, traçadas com ampla participação dos executivos brasileiros.
Os filmes exploram o mote "Bons momentos começam aqui", com adaptações ocasionais como, por exemplo, "Uma boa Páscoa começa aqui".
Ana Maria Braga aparecerá convidando o consumidor a conhecer uma história, narrada com bom humor, à qual serão incorporadas as ofertas da semana. "O novo posicionamento do Carrefour leva em consideração que a compra não é um fim em si, mas sim o meio pelo qual o consumidor busca satisfazer suas necessidades e, principalmente, seus desejos", complementa Fabio Fernandes, presidente da F/Nazca S&S.

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