Eu apoio esta idéia!

Gorjeta é uma opção. Paga o cliente que se sentiu bem atendido pelo o garçom, mas agora, em São Paulo, trabalhadores e consumidores poderão ligar para o Disque-Gorjeta para denunciar os estabelecimentos que não pagam gorjeta, ou cobram e não repassam aos funcionários.
Desde o dia 18 deste mês, garçons, atendentes e outros funcionários contam com um serviço para denunciar bares, restaurantes, choperias e demais estabelecimentos ligados à gastronomia e hospedagem de São Paulo que não fazem o repasse da gorjeta – os 10% que são cobrados a mais nas contas apresentadas aos clientes.
De acordo com a lei, a cobrança da gorjeta não é obrigatória, mas, quando é feita, o estabelecimento comercial é obrigado a repassar o valor integralmente aos funcionários, que fazem o rateio do montante arrecadado.
Acusados de se apropriarem da gorjeta dos trabalhadores, a situação desgasta a imagem do setor e dos empresários de forma negativa, provocando conflitos entre empregadores e empregados.
Na Grande São Paulo, sete mil ações estão sendo movidas pelo Sindicato dos Trabalhadores de Hospedagem e Gastronomia contra estabelecimentos acusados de desrespeitarem o repasse. E aí será qua ajuda ou atrapalha?
Update: O número do Disque Gorjeta é 0800 77 171 04, válido somente para São Paulo.

Nenhum comentário: