Marcas & Negócios: Propaganda da cerveja Devassa Bem Loura com Paris Hilton é retirada do ar

A campanha publicitária do grupo Schincariol para a cerveja Devassa Bem Loura, estrelada pela socialite Paris Hilton, não resistiu à mira do Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e deixou de ser veiculada nesta segunda-feira, por tempo indeterminado.


O órgão autorregulador da publicidade brasileira enviou a notificação de sustação liminar - quando a propaganda pode causar danos - à Schincariol na sexta-feira, após ter aberto quatro processos de denúncia sobre a campanha, e o grupo decidiu suspender o material.
As primeiras denúncias recebidas pelo Conar partiram de consumidores, incomodados com o apelo sensual excessivo da propaganda. O segundo processo partiu do próprio órgão e referia-se a algumas partes do site da campanha. A terceira notificação foi motivada pela Secretaria Especial de Defesa da Mulher, vinculada à Presidência da República. A quarta denúncia recebida pelo Conar foi de um concorrente da Schincariol, a cervejaria Petrópolis, com teor semelhante ao levantado por consumidores.

O apelo sexual excessivo do filme publicitário e a promoção exposta no site, que, segundo o Conar, poderiam sugerir o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, foram alguns dos pontos destacados nos três processos que o grupo Schincariol e a agência Mood, responsável pela campanha da cerveja, decidiram acatar.
Segundo porta-vozes da Schincariol, aceitar a decisão do Conar não significa concordar com as acusações contidas nos processos. Em nota emitida à imprensa nesta segunda-feira, a Schincariol reitera que "o filme estrelado pela modelo Paris Hilton não ofende, em nenhum aspecto, qualquer norma ou orientação emitida pelo Conar".
O filme original pode ainda ser visto na internet, e o link no site You Tube, segundo a empresa, já supera os 400 mil acessos.
A Schincariol trabalha agora na defesa do caso. Ainda não se sabe qual será a proposta que a cervejaria fará ao Conar. Uma das hipóteses seria refazer a propaganda, de acordo com as recomendações do órgão autorregulador. Outra possibilidade seria fazer uma nova campanha e esquecer de vez a Devassa Bem Loura protagonizada por Paris Hilton.

Nenhum comentário: