Marketing & Negócios: Walmart é a marca mais valiosa do mundo

Oito empresas brasileiras aparecem entre as 500 primeiras do ranking produzido pela Brand Finance

Rede de supermercados foi considerada a marca mais valiosa do planeta pela pesquisa

Pelo segundo ano consecutivo, a rede Walmart foi considerada a marca mais valiosa do mundo segundo estudo da Brand Finance, consultoria independente com sede em Londres e escritórios em mais 17 países, incluindo o Brasil.

A marca da rede varejista americana foi avaliada em US$ 41, 4 bilhões, um incremento de 1,8% em comparação a 2009.
A segunda colocação do ranking das 500 marcas mais valiosas do mundo ficou com o Google.
Avaliada em US$ 36,2 bilhões, a gigante da Internet ganhou três posições em relação a 2009, deixando para trás a Coca-Cola, a IBM e Microsoft, que completam o Top 5 da lista.
O banco Santander, que mais do que dobrou o valor de sua marca e subiu da 41ª posição para a 12ª, e a montadora Mitsubishi, que cresceu impressionantes 493% e saltou da 220ª para a 25ª, foram as empresas com as ascensões mais vigorosas do relatório.
Outro destaque do ranking é o aumento de empresas brasileiras: são 8 em 2010, contra 6 em 2009.
O Bradesco é a mais bem posicionado. O banco subiu da 75ª colocação para a 42ª, com sua marca avaliada em 13,2 bilhões.
Também aparecem na lista o Banco Itaú (115º), o Banco do Brasil (117º lugar), a Petrobrás (147º), a Oi (196º), a Vivo (194º), a Gerdau (437 º) e a Vale (486º)."As condições desfavoráveis das economias de países desenvolvidos afetaram o valor das marcas. No Brasil, a força do mercado e a pouca intensidade da crise fizeram com que as marcas saíssem fortalecidas", analisa Gilson Nunes, diretor da Brand Finance no Brasil.
Nunes, no entanto, não acredita que os bancos brasileiros possam sustentar suas posições no ranking do ano que vem. "São marcas muito regionais, com mais de 90% do negócio delas concentrado no Brasil", justifica.
A Brand Finance produz o relatório das 500 marcas mais valiosas do mundo com base em levantamento financeiro sobre as empresas e impressões de especialistas em avaliar a penetração das marcas.

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