Marketing e Negócios: Red Bull

Austríaco quer quebrar a barreira do som em um salto de 37 mil metros de altura; Microsoft e Nokia também apoiam o paraquedista
A Red Bull quer ir longe em sua filosofia de dar asas às pessoas. O anunciante lançou o projeto Red Bull Stratos, que nada mais é do que o patrocínio ao austríaco Felix Baumgartner, um praticante de skydiver que pretende dar um salto na estratosfera, a 37 mil metros de altura, e se tornar o primeiro ser humano a quebrar a barreira do som com o próprio corpo.
A missão está documentada no site Red Bull Stratos, baseado em Silverlight, da Microsoft, outra parceira no projeto.
Baumgartner é conhecido do mundo dos recordes desde que, em 2003, cruzou o Canal da Mancha nos ares, equipado com asas de carbono que o fizeram voar por quase 40 quilômetros, após um salto a 10 mil metros de altura.
Nesta nova missão, ele trajará apenas uma roupa de astronauta, e seu salto será da altura de 120 mil pés (ou quase 37 mil metros). Ele pulará com uma cápsula equipada com um balão de hélio e abrirá o pára-quedas quando estiver próximo do solo.
A expectativa é quebrar o recorde que pertence atualmente a Joseph Kittinger. Em 1960, ele pulou da estratosfera em uma altitude de 102 mil pés (ou cerca de 31 quilômetros), abrindo seu pára-quedas a somente 5 quilômetros do solo. Na queda livre, sua velocidade atingiu 988 km/h e as temperaturas chegaram a -70ºC. A velocidade do som varia de acordo com a altitude. Se Baumgartner estiver a 8 quilômetros de altura, a barreira será em torno de 1050 km/h.
No nível do mar, a barreira sobe para mais de 1200 km/h.
A tentativa de Baumgartner será transmitida ao vivo pela internet pela Microsoft. A Nokia transmitirá o evento em celular e a Riedel Communications passará ao vivo na TV. As datas e horários ainda não estão definidos. O local da queda será na América do Norte.

Nenhum comentário: