Curiosidades: Sua Excelência "O Caviar"!





Conheça o caviar cítrico!

O caviar cítrico [Citrus australasica] é um ingrediente que vem sendo utilizado na cozinha moderna. Fruto de uma pequena árvore que cresce apenas no cerrado australiano, o Finger lime é um dos segredinhos de cozinhas como elBulli.

Calcula-se que existam mais de 75 variedades do fruto nas mais distintas cores, podendo partir do amarelo até o rosa, com um sabor bastante ácido característico das frutas cítricas.
O valor do fruto tem girado por volta dos 125 euros o kilo, e pode ser utilizado nos mais diversos preparos, como pescados, coquetéis e sobremesas.


Segundo relatos históricos, o fruto foi alimento para milhares de gerações do povo aborígene e começou a ser comercializado na década de 90 em uma loja de geléias elaboradas com frutas silvestres.


O cultivo do fruto é como o de qualquer outra espécie de cítrico, necessita do seu habitat natural para oferecer frutos de qualidade e regularidade.
Contudo, Europa, Estados Unidos e Ásia já estão correndo com seus plantios para satisfazer a demanda dos cozinheiros ávidos por inovações.




Shirley Santos é Consultora de Marketing Empresarial e Gastronômico pela M.PMG/H (http://mpmgh-marketnews.blogspot.com)
Gestora Gastronômica, Palestrante, Professora, Orientadora empresarial & Coach, Escritora, Colunista Jornalística e Blogueira (http://gestaonahospitalidade.blogspot.com).
Gestora Gastronômica do buffet Paixões da Chef - Atelier Gastronômico (http://paixoesdachef.blogspot.com)
Uma das 10 Super Chefs da edição 2011, do programa "Mais Você", na Rede Globo
e-mail:shirleysantos88@hotmail.com

Nenhum comentário: