Saiba como surgiu o macarrão!
A origem do macarrão é incerta, mas o que se pode afirmar é que vem da antiguidade.
Uma das primeiras referências sobre uma pasta cozida à base de cereais e água remete aos povos da Assíria e da Babilônia, em 2.500 a.C.
O Talmud, o livro sagrado que traz as leis judaicas, no século 5 a.C. O itriyah dos antigos hebreus era uma espécie de massa chata usada em cerimônias religiosas.
Porém, na versão mais comum, o macarrão teria chegado ao ocidente pelas mãos de Marco Polo, mercador veneziano que visitou a China no século 13.
Entretanto, na Itália, já em 1279, 16 anos antes do retorno de Marco Polo, foi registrada uma cesta de massas no inventário de bens de um soldado genovês, Ponzio Bastione.
A palavra macaronis, usada no inventário, seria derivada do verbo maccari,de um antigo dialeto da Sicília, significa achatar e que, por sua vez, vem do grego makar, que quer dizer sagrado.
A versão mais aceita pelos historiadores diz que os árabes levaram a massa à Sicilia no século 9, quando conquistaram a ilha, considerada a maior da Itália.
A partir do século 13, os italianos foram os maiores difusores e consumidores do alimento por todo o mundo: inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos.
Aprenda a combinar o formato de macarrão com o molho
Cabelo de anjo: Fica melhor com molhos vinagrete em saladas ou, mais frequentemente, em sopas.
Gravatinha, parafuso, conchinha: Use com molhos de carne e de vegetais ou como salada, principalmente com molho de iogurte.
Talharim: use com molhos mais concentrados, como Alfredo ou bolonhesa
Espaguete: Molhos líquidos para envolver bem os fios, como alho e óleo, molho de carne e shoyu com vegetais
Algumas dicas podem ser úteis no preparo do macarrão
Para cozinhar a massa não é necessário colocar na água azeite ou óleo, pois tais substâncias podem interferir na aderência do molho a massa.
Só introduza a massa na panela após a fervura completa da água.
Use para cada 100g de massa o equivalente a 1 litro de água fervente para seu preparo.
Não refresque o macarrão em água fria, somente no caso de saladas. Utilize-o e consuma imediatamente após o cozimento.
Para cada pessoa, calcule de 80 a 100 g de macarrão cru. Como o seu volume triplica depois de cozido, essa quantidade passará para 240 a 300g.
Não quebre o espaguete para colocar na água. A massa amolece rapidamente ao ser colocada na água fervente o que possibilita sua imersão aos poucos, sem necessidade de quebra.
O macarrão deve ser servido, de preferência, imediatamente após o cozimento.
Para sopas, cozinhe o macarrão até um pouco antes do ponto desejado e coloque na sopa antes de servir.
Conheça os diferentes tipos de macarrão
Conheça os diferentes tipos de macarrão
O macarrão é elaborado basicamente com farinha de trigo e água. Em alguns casos, são adicionados outros ingredientes, como os ovos, o que diferencia os tipos de massa.
Macarrão Comum: é elaborado apenas com farinha de trigo e água.
Macarrão de Sêmola: é elaborado com farinha de trigo especial que torna portanto o produto mais claro.
Macarrão com Ovos: elaborado com a adição de três ovos por quilo de farinha.
Macarrão Caseiro: é elaborado de forma artesanal, em que a massa é laminada. Devido à porosidade, absorve melhor o molho.
Macarrão Grano Duro: assim chamado porque é elaborado a partir de um trigo especial chamado trigo durum. Fica naturalmente "al dente", ou seja, soltinho, porém consistente.
Macarrão Integral: elaborado com farinha de trigo integral e contém mais fibra em sua composição. Ideal para pessoas que necessitam de dietas especiais e acompanhamento de nutricionistas.
Shirley Santos é Consultora de Marketing Empresarial e Gastronômico pela M.PMG/H (http://mpmgh-marketnews.blogspot.com)
Gestora Gastronômica, Palestrante, Professora, Orientadora empresarial & Coach, Escritora, Colunista Jornalística e Blogueira (http://gestaonahospitalidade.blogspot.com).
Gestora Gastronômica do buffet Paixões da Chef - Atelier Gastronômico (http://paixoesdachef.blogspot.com)
Uma das 10 Super Chefs da edição 2011, do programa "Mais Você", na Rede Globo
e-mail:shirleysantos88@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário