Negócios & Eventos: Carnaval 2011

Com patrocínio da Nestlé, Beija-Flor leva título no Rio

Multinacional injetou R$ 2 milhões na escola, que levou para a Sapucaí enredo com a biografia de Roberto Carlos



A música ganhou. Com patrocínio da Nestlé, a Beija-Flor venceu a disputa entre as escolas de samba do Rio de Janeiro. Este é o 12º título da história da escola de Nilópolis, que levou para a Sapucaí o enredo "A Simplicidade de um Rei", que conta a história da vida de Roberto Carlos. A multinacional, patrocinadora oficial do carnaval no Rio, injetou cerca de R$ 2 milhões na escola, dando continuidade ao apoio ao rei da Jovem Guarda. 

 No começo de 2010, a empresa realizou a promoção "Nestlé em Ritmo de Prêmios", que sorteou 50 calhambeques - desenvolvidos sob o comando de Emerson Fittipaldi e inspirado no famoso carro do rei - e que integrava o patrocínio da marca aos 50 anos de carreira do cantor, projeto que teve início em abril de 2009. Com a ação, Roberto voltou a protagonizar uma campanha publicitária depois de 17 anos, em projeto criado pela então W/Brasil.

Este ano, a Nestlé iniciou suas comemoração de 90 anos de Brasil com um filme de um minuto e meio aberto pelos acordes e o famoso verso "Quando eu estou aqui, eu vivo esse momento lindo", da canção Emoções, de Roberto e Erasmo Carlos.

O desfile na Sapucaí comoveu público e famosos no sambódromo. Junto com Roberto, desfilaram estrelas da Jovem Guarda (como Erasmo e Wanderléia) e da música sertaneja (como Chitãozinho e Xororó e Paula Fernandes). A Unidos da Tijuca foi a vice-campeã. A Mangueira terminou em terceiro lugar.

Dinheiro não traz felicidade

As outras escolas que recebem aportes financeiros não tiveram sucesso. A Mocidade Independente de Padre Miguel acertou um patrocínio de R$ 2,6 milhões com a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), mas acabou apenas na 7ª colocação. O Salgueiro, que recebeu cerca de R$ 3 milhões da RioFilme, terminou em 5º lugar. Já a Vila Isabel, que para falar dos fios dos cabelos recebeu um forte investimento (não revelado) da P&G, acabou na 4ª posição.

Aliás, os enredos patrocinados não fizeram mesmo sucesso. Do máximo de 30 pontos que cada escola pode ganhar na apuração no quesito Enredo, a Salgueiro foi a melhor, com 29,7 pontos. A Vila Isabel ganhou 29,5. Já a Mocidade, ficou com 29,3 pontos. Para se ter uma ideia, Beija-Flor e Mangueira fizeram a pontuação máxima.


São Paulo



No carnaval paulista, o título foi da Vai-Vai. A escola do Bixiga, que conquistou o troféu pela 14ª vez, contou a história do maestro João Carlos Martins no enredo "A música venceu". A agremiação tem cerca de R$ 1,5 milhão incentivados pela Lei Roaunet para angariar patrocínios ainda este ano. A Vai-Vai já conta com apoio da Ambev.

Duas escolas do Grupo de Acesso de São Paulo perderam pontos por merchandising nos desfiles. A Leandro de Itaquera foi punida por ter desfilado com propaganda na camiseta da equipe de apoio da escola. Já a Uirapuru da Mooca perdeu pontos porque um destaque vestia uma camisa do Corinthians, que estampava a marca do patrocinador do time.

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