Marketing & Negócios: PARTE 3 - Saiba quais são as vantagens de se contratar uma consultoria empresarial



A real contribuição da consultoria será avaliada considerando-se a solicitação do empresário, acrescido da realização de um prévio diagnóstico estratégico. Assim, todas as áreas administrativas serão estudadas, como forma de se obter um “retrato” completo da organização. Só depois de avaliada a situação em que o empreendimento se encontra, serão delineadas as medidas a serem tomadas em conjunto com todos, incluindo os colaboradores, que compõem o empreendimento.

Outro importante enfoque é a experiência multidisciplinar.

Normalmente consultores já passaram por diversas empresas e conhecem os mercados a fundo (principalmente quando se pode contar com um time de profissionais ao invés de um consultor autônomo). Isso é a visão sistêmica de mercado e negócio.

Outra análise benéfica é em relação aos custos, pois não há necessidade de pagamento de encargos que incidem sobre salários de funcionários, sem contar o fato de que a cobrança por resultados é muito mais profissional.



A experiência comprova que a presença de um consultor externo pode trazer os seguintes benefícios:


Objetividade - uma visão externa, sem vícios nem idéias pré-concebidas da empresa (especialmente importante na fase de diagnóstico);

Coragem para tomar decisões - os consultores limitam-se à tomada de decisões racionais, enquanto os colaboradores da empresa tendem a tomar mais decisões emocionais e políticas;

Competência e experiência da equipe de consultores;

Capacidade de comparação com realidades de outras empresas na mesma área de negócio;

Capacidade de implementação - só no caso das consultorias operacionais (que é o enfoque proposto pela Marketnews PMG.H) que acompanham a implementação das suas soluções, pois as consultorias de estratégia ficam pela fase do diagnóstico;

Rapidez de resultados - a equipa de consultores contratada compromete-se a apresentar resultados num determinado período de tempo. Além disso, sente mais a pressão devido à relação contratante/contratado, ao contrário do que aconteceria com uma equipa interna; 





Parceria com o cliente - união do know-how interno com a experiência externa;

Disponibilidade - dedicação exclusiva de uma equipe de consultores a um determinado projeto. Depois dos anos áureos do downsizing, os quadros internos de pessoal das empresas dificilmente poderiam dedicar-se a um projeto de análise interna e comprometer-se com resultados e prazos;



As contratações e/ou substituições de profissionais funcionam sob responsabilidade da empresa de consultoria contratada, não importando em envolvimento para o Contratante;

Visão 360º graus do segmento, nicho de mercado e empreendimento.
Por se tratar de operações entre PESSOAS JURÍDICAS, redução considerável de tributos e encargos;

· Inexistência de pagamento direto pelo Contratante da cesta de encargos e tributos diversos (SESI/SENAI/SEBRAE, sindicais, e outros, Cartão-transporte e cartão-refeição, Tichet Supermercado, 13o salário, 14º salário, Participação nos Lucros, Abono constitucional de 1/3 sobre férias, Aviso prévio, Férias, FGTS, e multa de 40% sobre o FGTS, Licenças maternidade e paternidade, Passivo Trabalhista, Salário-educação, outros); 



· Se houver necessidade de redução, ou aumento de carga horária em função de necessidades específicas da Contratada, esta não importará em despesas extras para o Contratante no seu âmbito de localização.







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