Hospitalidade: Rio terá sub secretaria de Eventos e Esportes

Ligada à secretaria estadual de Esportes e Lazer, vai gerar oportunidades de olho na Copa e Olimpíadas



O estado do Rio de Janeiro terá um calendário oficial esportivo com ações e oportunidades que serão geradas pela Copa de 2014 e pelos Jogos Olímpicos em 2016. Um decreto do governador Sérgio Cabral criou na Secretaria de Esportes e Lazer, a Subsecretaria de Eventos e Esportes. O desafio é criar políticas e ações de interiorização mobilizando os 92 municípios para os dois megaeventos e consolidar a imagem do estado. 

Outro calendário vai promover ações de promoção nacionais e internacionais para potencializar os benefícios das duas competições esportivas. Para comandar a Subsecretaria foi escolhido o presidente da Turisrio, Nilo Sergio Felix, que liderou junto com o trade do setor as ações desenvolvidas pelo Brasil na Copa da Alemanha e tem 40 anos de experiência na área de turismo.

Entre os projetos que servirão de base para implantação das ações estão o projeto Maraca sobre Rodas, carro-chefe da secretaria. A proposta é levar o Maracanã para o interior, em arenas infláveis onde as pessoas terão acesso a uma parte do acervo, projeções de jogos, filmes e uma grande tela com exibição de documentários sobre o estádio. Alguns projetos já são desenvolvidos dentro do próprio Maracanã e uma nova visitação será aberta em breve.

Já a Footecom, feira internacional de produtos e serviços para a indústria do futebol, realizada no Rio de Janeiro, será levada para diversas cidades do interior do Estado. A proposta é levar para estes locais uma série de ações como capacitação, gestão e administração envolvendo jogadores, clubes e instituições. Também está sendo estudado um projeto de receptivo nas instalações olímpicas e um estudo de viabilidade foi feito para avaliar as cidades com melhores condições de acomodação e treinamento segundo os padrões da Fifa. 

Cidades como Angra dos Reis, Búzios, Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Cabo Frio, Niterói, Friburgo, Macaé, Mangaratiba, Resende, Petrópolis, Teresópolis e Volta Redonda, além do Rio de Janeiro foram as cidades consideradas preparadas.


Turismo em alta e mais hotéis na cidade

O governador Sérgio Cabral aproveitou o bom momento do turismo na cidade com taxa de ocupação de quase 100% durante o carnaval para anunciar, durante a apresentação das escolas de samba, que o setor hoteleiro está em processo de ampliação e a rede Hyatt terá uma unidade com 450 quartos na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, além de estar de olho no leilão do Hotel Nacional. 
Novas áreas como o Centro do Rio e a Zona Portuária também abrigarão novos hotéis na cidade, afirmou o governador.

Nenhum comentário: