Criatividade & Gastronomia: Komatsuya Honten


A Komatsuya Honten, localizada na província de Akita, no Japão, produz uma série de bolos e doces em formato de insetos em sua fase adulta e larval. Por 2,1 mil ienes, o equivalente a R$ 43, você pode comprar o “Kabuto-Mushi Cake Lovely Pack“, um bolo em forma de besouro que vem acompanhado de duas larvas de chocolate.
O besouro é feito de chocolate amargo, com pedaços de fruta cobertos de chocolate usados nas partes mais finas do bicho como pernas e antenas. Já as larvas são feitas de chocolate ao leite com arroz crocante.
A inovadora maneira de vender os doces foi criada em 2005 pelo presidente da Komatsuya Hoten. “Todos os anos ocorre um festival de insetos na cidade de Yokote (em Akita). Eu criei os insetos de chocolate para capturar o espírito desse festival”, explicou Satayoshi Komatsu ao blog CNN Go.
O inseto escolhido para servir de modelo para os confeiteiros foi um tipo especial de besouro nativo do arquipélago japonês, chamado de kabuto-mushi. “O besouro é muito popular entre as crianças. Quando era criança, eu mesmo colecionava os kabuto-mushi. Portanto, há um aspecto nostálgico também”.
Agora, entre ser popular entre as crianças e se tornar uma comida existe uma grande diferença, não? “Todos dizem que os doces são nojentos”, admite Komatsu. “Muitos compram para dar aos amigos como uma brincadeira”. Ainda assim, a verdade é que os besouros fazem bastante sucesso – sempre se esgotam na loja.
Infelizmente, a Komatsuya Honten não exporta sua delícias. Quem quiser experimentar os adoráveis (ou odiáveis) besouros, terá de dar uma passadinha no Japão ou tentar copiar as receitas para lá de criativas de sua cozinha.

Nenhum comentário: