Eventos: Aprendendo sobre seus tipos - Parte 4




TIPOS DE EVENTOS EMPRESARIAIS E SOCIAIS – PARTE IV




Olá leitores e leitoras,


Conforme comentado na parte I de nossos conteúdos sobre o tema, atender aos pedidos e orientar relações sociais e empresariais quanto aos diferentes tipos de eventos, perguntas sobre o que cada estilo contém, adaptações das ocasiões, etiqueta e comportamento, dentre outras dúvidas, são preocupações freqüentes tanto de alguns leitores da coluna quanto do blog, o que me motivou a escrever esta extensa literatura. 


Vamos então a quarta parte do conteúdo sobre os diferentes tipos de eventos tanto para o ambiente corporativo quanto para o social. 


O conteúdo das partes I, II e III você também encontra aqui em nosso blog, nas semanas anteriores. Vamos a eles:

Inauguração


É um evento formal de alta representatividade social, portanto requer um planejamento minucioso, envolvendo todas as fases de um evento complexo e não deve ser confundido apenas com um cortar de fita e o descerramento de uma guarnição que envolve uma bela placa comemorativa.



Mostra

Exposição com caráter itinerante que percorre vários locais ou cidade, com o mesmo conteúdo e formato.

Recepção

Evento de rápida e simples organização e normalmente de baixo custo. Na maioria das vezes é feita na própria instalação (residência, escola, escritório, empresa) ou em clubes, objetivando atender às necessidades e às satisfações pessoais ou sociais.

Reunião


É o encontro de duas ou mais pessoas para o exercício de alguma atividade. Elas podem ser formais ou informais.

Roadshow

Possui como objetivos: conquistar clientes e o apoio da população, divulgando uma empresa, assim como seus produtos e serviços.

Sessão de autógrafo

É o encontro do autor de um livro com o seu público. Com certeza vai ficar carinhosamente marcado por uma dedicatória e um autógrafo. O autor cria uma excelente oportunidade para confirmar as suas pesquisas, quanto ao tipo de pessoas que ele está sensibilizando com a sua escrita, as expectativas, necessidades e outros.

Showcasing

Este evento representa um novo conceito de exposição através de vitrine interativa, onde são expostos os produtos.

Solenidade

Normalmente é um evento que consegue concentrar muitas pessoas. Não raro, destina-se a homenagens que prevêem a entrega de prêmios, de placas comemorativas, prática de discursos, etc.

Table Show


Destinado para empresas que queiram apenas criar e manter relacionamentos comerciais, sem necessariamente demonstrar qualquer produto.

O conhecimento da classificação, tipologia e categoria dos eventos é muito importante principalmente na hora de decidirmos qual evento será executado para o objetivo que se espera alcançar.

Quanto à classificação por categoria, retratamos - e retrataremos ainda - uma gama de eventos onde podem ser resumidos por eventos especiais, de participação, permanentes, esporádicos, únicos, de oportunidade, de massa, de nicho, promocionais de marca, promocionais de produtos e serviços, locais, regionalizados e globais. Na realidade o mais importante destas classificações é ter a informação correta para se planejar um evento de acordo com o seu objetivo.

Quanto à definição dos eventos encontramos uma forma didática de defini-los que parecem simples no nome, mas se não tivermos atenção podemos confundi-los e acabar atraindo um público não esperado, ou literalmente não executar o evento planejado, já que nossos objetivos não serão atingidos.

No mais é importante ressaltar que todo evento nada mais é do que o encontro de pessoas, independente de seu número, a fim de discutir, debater e solucionar questões sobre determinado tema relacionado com suas áreas de interesse e/ou atividade.
Apesar de suas particularidades, todos passam pelo processo sintetizado de “reunião”, seja ela a reunião dialogal (baseada na informação, no questionamento e na discussão - palestra, conferência, seminário, simpósio, convenção, entrevista, entre outros), reunião coloquial (baseada no entretenimento, no lazer, na aproximação entre as pessoas e na confraternização - coquetel, café da manhã, almoço, jantar, brunch, happy hour, entre outros), reuniões competitivas (concursos, torneios, entre outros) ou reuniões expositivas e demonstrativas (feira, salão, mostra, exposição, desfile, lançamento de produtos, inauguração, entre outros), pois toda reunião – até mesmo as sociais - precisam ser planejadas, terem convites sejam eles físicos, virtuais ou verbais, infra-estrutura e contexto, e relatório/lista organizacional para poder acontecer e atingir os objetivos, sendo assim a semente de todos os tipos de eventos.


Continua na próxima edição.


Sorte, saúde, sol e sucesso, sempre!



Shirley Santos é Gestora Gastronômica e diretora do Buffet Shirley Santos - Atelier Gastronômico
Consultora de Marketing Empresarial e Gastronômico da
Marketnews Planejamento e Marketing Gastronômico (M/PMG.H),
Escritora e Blogueira
e-mail:shirleysantos88@hotmail.com

Nenhum comentário: