As cozinhas e suas características - Culinária Judaica


Farinha de Matzah


Farinha de matzah é feita do pão ázimo moído. É consumido tradicionalmente na festa judaica de Pessach (Páscoa Judáica), quando é proibida a ingestão de fermento. Esse tipo de pão foi feito pelos israelitas na fuga do antigo Egito, quando seguiram Moisés e não tiveram tempo de esperar o pão fermentar.



O PÃO ÁZIMO

Pão ázimo ou asmo, matzo, matzá, matzah, é um tipo de pão assado sem fermento, feito somente de farinha de trigo (ou de outros cereais como aveia, cevada e centeio) e água.

A preparação da massa não deve exceder 18 minutos para garantir que a massa não fermente.

De acordo com a tradição judaico-cristã, o pão ázimo foi feito pelos israelitas antes da fuga do Antigo Egito, por que não houve tempo para esperar até a massa fermentar.
Hoje em dia é comida obrigatória na festa do Pessach (páscoa judaica), que também se chama Hag ha-matzot, ou a festa dos pães ázimos.

Por causa da proibição do uso de farinha normal durante o Pessach para preparação de comida, usa-se a farinha do pão ázimo (matze mehl em ídiche, kemach matzá em hebraico), que é simplesmente o pão ázimo moído.


Receita tradicional – Ingredientes:

1kg farinha de trigo ou integral
½ litro de água fria
½ copo de azeite
sal a gosto


Modo de preparo:


Amasse bem os ingredientes.
Com o auxílio de um rolo, abra a massa bem fina, coloque-a em uma forma levemente untada e com a ponta de uma faca, risque em formato quadrado. Isso facilita o partir.
A massa deve ficar bem fina, praticamente transparente.


Também pode ser encontrada a farinha pronta, em estabelecimentos de comida kosher por todo o Brasil.

Um comentário:

Isabella de Queiroz disse...

Muito legal!Tenho um blog sobre culinária.

venha conhecer:

http://amandayasunori.blogspot.com/