Passo 3: Disponha sobre a última camada de gelo 1 copo de sal (é variável conforme a quantidade de cervejas a gelar).
A explicação científica:
Esta ação ocorre devido às propriedades coligativas. Uma solução de sal e água tem um ponto de congelamento menor do que a água pura. Quando colocamos sal em um gelo formado por água pura, se este estiver fundindo, ele está a 0 °C. Com a combinação da água do gelo com o sal, ocorre a formação da solução da água do gelo com o sal. A solução formada fica com um ponto de fusão menor, logo, não consegue ficar congelada. O gelo derrete, mas o processo de derretimento do gelo é um processo endotérmico, ou seja, absorve calor do meio para poder ocorrer. Uma vez que o gelo é derretido pela adição do sal, este processo rouba calor do meio externo, fazendo com que a temperatura do balde de gelo diminua abaixo de zero, podendo chegar a -19°C.
Resumindo o fenômeno: o sal funciona como um elemento que faz com que o gelo tenha um derretimento mais rápido, com uma velocidade de retirar energia do sistema (no caso da cerveja) também aumentada.
O álcool tem a mesma função do sal, formando uma solução de álcool em água, que tem um ponto de congelamento muito abaixo de zero.
Mas o sal acaba saindo bem mais barato e com maior eficiência: cada par iônico de cloreto de sódio equivale a duas moléculas de etanol neste processo.
Desta forma aproximadamente 30 g de sal equivalem a 65 ml de etanol, para que seja observado o mesmo efeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário