Curiosidades das Datas Festivas - Natal

A COMEMORAÇÃO DO NATAL AO REDOR DO MUNDO

O nascimento de Jesus Cristo é celebrado com muita festa em todo os países católicos. As casas e as ruas ganham um colorido especial. Os sentimentos de confraternização e paz são os mesmos, independente da região, o que mudam são apenas os costumes de cada nação. No Japão e na Rússia, por exemplo, o dia 25 de dezembro é uma data como outra qualquer. Conheça, a seguir, um pouco mais sobre as tradições do Natal ao redor do mundo.

ITÁLIA

Foi o primeiro país no mundo a reproduzir o momento do nascimento de Jesus. A cena era exibida, desde o século VII, na Igreja de Santa Maria de Maggiore, em Roma, considerado o primeiro presépio da história. Mas foi somente em 1224 que ele foi popularizado, graças a São Francisco, que montou, em uma gruta na cidade de Greccio, uma manjedoura comum repleta de feno, com um boi e um asno – verdadeiros – ao lado. Na noite de Natal, os habitantes se reuniram no local, carregando hinos de louvor. São Francisco aproveitou a ocasião para pregar aos moradores. Nascia então a tradicional Missa do Galo, assim batizada devido ao fato de ter acontecido nas primeiras horas da madrugada.
As tradições italianas incluem a reunião de toda a família na residência do seu integrante mais velho. A ceia não inclui carne. As crianças, no entanto, só ganham presentes – geralmente, balas e doces – no dia 6 de janeiro, quando recebem a visita da Befana, a versão feminina do Papai Noel.

FRANÇA

Ansiosamente, as crianças francesas aguardam a visita do “Père Noël”, ou Papai Noel em francês, depositando suas meias ou sapatinhos junto à lareira. Na terra dos goumets, a ceia varia de região para região. Em Paris, é preparado um prato à base de ostras. Já na Alsácia, o ganso é o acompanhamento preferido. Na sobremesa, os franceses saboreiam o Buche, um doce em forma de tronco de árvore feito com marzipã e coberto com chocolate.

PRINCIPADO DE MÔNACO

Por ser localizado no sul da França, este pequeno país segue basicamente as tradições francesas. Á meia-noite, a maioria dos habitantes assiste a Missa do Galo, que conta com presença obrigatória da família real. Em seguida, é saboreada a ceia, composta de peru com castanhas e frutas tropicais. Neste dia, somente as crianças são presenteadas, os adultos aguardam até o dia 1 de janeiro para troca lembranças.

AMÉRICA LATINA

A religião católica é predominante em todo o continente. Por este motivo, as tradições diferem muito pouco entre os países. No México, as “Posadas” celebram o início das comemorações natalinas. Em todo o país, os mexicanos encenam a peregrinação de Virgem Maria com José à procura de um abrigo, antes do nascimento de Jesus.
A montanha de presépios também é comum na América Latina, principalmente nos vilarejos e pequenas cidades. Na Venezuela, por exemplo, as figuras são elaboradas com os mais diversos materiais e construídas tanto dentro como fora das casas. Quando montados ao ar livre, chegam a alcançar tamanhos monumentais.

ESPANHA

Nesse país, as famílias não deixam de se reunir nos dias 24 e 25 de dezembro. A distribuição dos presentes, porém, só é feita no Dia de Reis, em 6 de janeiro. O curioso é que as crianças espanholas acham que são os três Reis Magos, e não Papai Noel, que lhe trazem os brinquedos, imitando a noite em que Baltazar, Melchior e Gaspar, guiados pela estrela de Belém, encontram o menino Jesus.

NORTE DA EUROPA

Alemanha, Suécia, Dinamarca e Áustria iniciam as celebrações natalinas quatro domingos antes do dia 24. Nesses países, as casas são enfeitadas com guirlandas adornadas de ramos e pinheiro. A cada Domingo, uma vela é acrescida ao arranjo. Na Dinamarca, a ceia é servida entre 18 e 19 horas e o cardápio consta de porco assado, pato, repolho roxo e batatas cozidas e passadas numa espécie de calda de açúcar e manteiga. Para beber, é preparado o “glögg”, um ponche quente composto de vinho tinto, uva-passa, amêndoa e maçã picadas com cravo e canela.

AS TRADIÇÕES EM TODO O BRASIL

A diversidade cultural brasileira é também provada no Natal. Em São Paulo, a decoração das ruas e fachadas de casas transformou-se em um hábito – cada vez mais difundido – com a utilização de luzes brancas, iguais as que enfeitam Nova Iorque, nos Estados Unidos, e Paris, na França. Já no Sul do País, a influência dos imigrantes europeus tornou comum as apresentações públicas de corais cantando canções natalinas, principalmente em Curitiba (PR) e Gramado (RS).
Mas são os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste que o simbolismo religioso das comemorações natalinas é mais relembrado, com a realização de novenas e das Folias-de-Reis, em que um grupo de homens fantasiados de reis em seus cortejos alegres pelas ruas, parando em frente às casas decoradas com presépios, onde cantam, dançam e abençoam a família. Este tipo de celebração pode ser visto principalmente nas cidades de Minas Gerais e representa a divulgação do nascimento de cristo.

COMO NASCEU PAPAI NOEL


São Nicolau, um bispo que vivia na cidade de Myra, na atual Turquia, durante o século IV, foi quem deu origem à lenda do bom velhinho de longas barbas brancas. Diz a história que São Nicolau costumava ajudar anonimamente quem estivesse em dificuldades financeiras, jogando um saco com moedas de ouro pela chaminé das casas. Este fato atiçou a curiosidade dos habitantes do local. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha muitos séculos depois.
A figura do Papai Noel como é conhecida hoje, usando roupa e capuz vermelhos, longa barba branca, carregando um enorme saco de presentes em um trenó puxado por renas, surgiu em 1881 em uma ilustração do cartunista norte-americano Thomas Nast para a revista Harper’s Weekly, mas só ficou conhecida em todo mundo em 1931 quando foi utilizada em uma publicidade da Coca-Cola. Atualmente, o bom velhinho conta até com um endereço para receber correspondência: Santa’s Post Office, Information Center for Santa Claus Village, 96930, Artic Circle.

Nenhum comentário: