ANO NOVO, VIDA NOVA!

Feliz, Feliz, muito Feliz 2011!!!



A sabedoria popular é fantástica ao traduzir idéias e pensamentos vivenciados no cotidiano.
É com esse velho e profundo adágio, servindo de fundo a esse artigo, que devemos enfrentar um ano novo que ora se inicia, deixando de lado frustrações, crises, dificuldades e atribulações passadas, que já produziram seus frutos negativos, mas que precisam ser energizadas para nos retribuírem com resultados positivos.
Que tal aproveitamento esse início de janeiro e fazermos um balanço de nossa vida (pessoal, profissional, psicológica, etc).
Podemos iniciá-lo com uma análise retrospectiva de nossa atuação passada, ficando esses limites estabelecidos pelo leitor (3 meses, 6 meses, 1 ano, etc), de acordo com seu interesse ou “feeling”.
A título de exemplo, podemos fazer uma abordagem “pessoal”, onde iremos recapitular fatos, situações e comportamentos ocorridos no passado e exercitar alguns questionamentos sobre eles, tais como:

Como você tem tratado ultimamente a si mesmo?
É comum você se auto-presentear?
Suas derrotas você atribui aos outros?
Você tem feito, freqüentemente, coisas que lhe agradam?
Você é extremamente crítico consigo mesmo?
As coisas ruins só acontecem consigo?
Você tem procurado manter boa saúde e seu visual?
Com freqüência, você pratica auto-reconhecimento?
Você procura agradar mais aos outros do que a si mesmo?
Há coisas boas que você acha não merecer?
Você está sempre de bem com a vida?
Você gosta ou procura gostar daquilo que faz?
Você algumas vezes se olhou no espelho e disse: “gosto muito de você”?

A outro vertente desse balanço refere-se à perspectiva futura, onde temos que atualizar e realimentar nossos sonhos, desejos, fantasias, ambições, metas, objetivos ou realizações futuras.

Nessa dimensão, além de focalizar nossos ideais, temos que promover ações e procedimentos que os tornem realizáveis, razão pela qual são necessárias providências enérgicas e corajosas, para que nossos sonhos não sejam levados na poeira dos ventos.
Se desejar agir com disciplina e determinação, sugerimos adotar os 4 pontos básicos preconizados por E. Deming (pai da qualidade):

1) Planeje o que deseja, mas não esqueça de levar em conta os meios e forças disponíveis;

2) Capacite-se, investindo em você, para só depois partir para ações de conquistas;

3) Analise e quantifique os desvios ocorridos entre o planejado e o realizado;

4) Promova ações corretivas, visando otimizar seus esforços e alcançar objetivamente seu(s) ideal (is).


Seja persistente, meticuloso e ousado nessas ações futuras, evitando manifestações pessimistas ou de modéstia (vou tentar, vou ver se consigo, sozinho é difícil, não estou preparado).
Se necessário, não hesite em exagerar em sua auto-estima, pois ela é sua fiel escudeira nos bons e maus momentos. Mas tome cuidado. Se você não for suficientemente rígido na cobrança dessas ações, encontrará milhões de desculpas, razões e dificuldades para justificar o não atingimento de seus sonhos/ambições.

E para resumir:

Persiga com coragem e determinação todos os seus ideais, olhando o “impossível” como sendo tudo aquilo que você não teve oportunidade de tornar possível.
São os sinceros e carinhosos desejos de toda a equipe Gestão Gastronomica, M.PMG/H e coligados e Paixões da Chef Atelier Gastronomico para você!
Salute!
Salud!
Cheers!
Saúde!!

Nenhum comentário: