Receitas Super Chef: Folares de Páscoa

Queridos leitores e leitoras!


A Páscoa é a festa comemorativa da Ressurreição de Jesus Cristo e, como não podia deixar de ser, está associada a diversas práticas alimentares dependendo da cultura do país que a celebre. Entretanto há itens muito em comum entre a maioria como é o caso de ovos e cordeiros. 
Em Portugal também resiste a tradição das amêndoas que são dadas e recebidas como presentes na quinta-feira Santa, e os deliciosos folares que se comem no sábado de Aleluia ou no Domingo de Páscoa, e que é a nossa receita da semana. 
Apesar de existirem diversas receitas com acentuadas diferenças, todas convergem para o objetivo e ritual de dádiva, solidariedade e convívio entre todos.




Folares de Páscoa






Ingredientes:

35 Gr de fermento biológico (em tablete)
500 ml de leite morno
100 Gr de margarina derretida
100 Gr de açúcar
3 ovos
1 pitada de sal
1 colher (chá) de raspas de casca de laranja
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de erva doce moída
1/2 cálice de brandy
500 Gr de farinha de trigo peneirada
4 ovos cozidos em água com cascas de cebola
1 gema de ovo para pincelar dissolvida em 1 colher (café) de açúcar
Geléia de Laranja ou Marmelo

Modo de fazer:

Dissolva o fermento em 50 ml de leite morno. Acrescente o restante do leite, a margarina derretida, açúcar, ovos e sal misturando tudo muito bem com batedor. Coloque então as raspas de casca de laranja, canela, a erva doce e o brandy voltando a misturar. 
Vá colocando a farinha aos poucos e comece o trabalho de amassar bem a massa com as mãos ou, caso prefira utilizar a máquina de pão, faça-a conforme suas instruções. Caso seja necessário acrescente mais farinha ou leite até atingir o ponto de massa bem firme e seca. Unte e polvilhe com farinha de trigo a forma que será utilizada para assar a massa. Separa em torno de 10% da quantidade de massa em uma bola menor e faça outra bola maior com o restante da massa. 
Polvilhe-as com farinha de trigo e repouse a bola maior no tabuleiro enfarinhado que irá assar até que dobrem de volume (entre 6h a 8h, dependerá da temperatura ambiente. Não acelere este processo, uma vez que este prazo mínimo é essencial para a qualidade, umidade e sabor da receita), dentro do forno desligado ou outro local, preferencialmente escuro, e a bola menor em outro recipiente igualmente enfarinhado. 
Quando terminar o prazo de fermentação da massa, introduza os ovos cozidos pela metade sobre a massa e cubra os ovos com as tiras de massa umedecidas em água gelada do lado em que ficará em contato com os ovos. Estas tiras serão feitas a partir da massa da bola menor aberta com rolo. 
Pincele com a gema e leve a assar em forno médio por 25 minutos iniciais coberta por folha de papel alumínio. Retire o papel alumínio e deixe assar até dourar, com cuidado para não queimar. Assim que retirar do forno pincele toda a superfície com a geléia diluída em água morna para dar um toque de brilho.

Sorte, saúde, sol e sucesso, sempre e uma FELIZ e ABENÇOADA PÁSCOA para você e familiares!



Shirley Santos é Gestora Gastronômica e diretora do Buffet Shirley Santos - Atelier Gastronômico
Consultora de Marketing Empresarial e Gastronômico da
Marketnews Planejamento e Marketing Gastronômico (M/PMG.H),
Escritora e Blogueira
e-mail:shirleysantos88@hotmail.com

Nenhum comentário: