Eventos: Aprendendo sobre seus tipos - Parte 1

TIPOS DE EVENTOS EMPRESARIAIS E SOCIAIS – PARTE I


Olá leitores e leitoras,


É freqüente atender aos pedidos e orientar relações sociais e empresariais quanto aos diferentes tipos de eventos, como são, o que cada estilo contém, adaptações das ocasiões, etiqueta e comportamento, dentre outras dúvidas. Como este item também começou a ser uma preocupação recorrente de meus leitores tanto da coluna quanto do blog, resolvi escrever sobre o tema, tanto para o ambiente corporativo quanto para o social.

Vamos começar pelos estilos de eventos empresariais e suas diferenças.

Não é incomum você receber um convite para participar de um congresso, seminário ou um fórum. O incomum, por incrível que possa parecer - e independente de sua escala executiva na empresa - é encontrar alguém que realmente saiba a diferença entre estas e outras modalidades de eventos. 

É fácil notar que todos esses eventos são encontros entre pessoas com o objetivo de trocar conhecimentos. Mas não é claro saber a diferença entre tantas nomenclaturas. A maioria dos profissionais não sabe diferenciar um do outro, ou até mesmo para que cada um serve. Portanto, não se envergonhe, pois você não está só neste mar de dúvidas!

Como o conteúdo é bastante extenso e envolvente, o mesmo será fragmentado em tantas colunas forem necessárias e serão publicados na sequencia para você. Conheceremos nesta edição dois tópicos distintos:

Conferência

É uma apresentação de um especialista em determinado assunto. A conferência visa um público específico que demonstra familiaridade com o assunto abordado e oferece aos participantes a absorção de informação prática, e oportunidades para aumento da base de contatos e negócios, além da troca de experiências com os demais participantes, uma vez que o público das conferências são familiarizados com o tema abordado.

Uma conferência também pode ser introduzida por um briefing, que é uma exposição oral de um profissional de renome especializado no assunto a ser exposto. Seu objetivo é informativo e pode tanto assumir um caráter introdutório, que oferece aos participantes a informação necessária para acompanhar as discussões a serem desenvolvidas em uma conferência correlata, como pode ser avançado, que oferta uma visão mais profunda sobre o tema oferecido na conferência.

Normalmente o conferencista realiza sozinho a palestra e não necessariamente há debate entre os presentes, ou a introdução por briefing.

Congresso



É um evento bastante abrangente, um conjunto de atividades com enfoque no debate de assuntos que interessem a um determinado segmento e que podem possuir formações diferenciadas (por exemplo: alunos, professores, empresários do segmento, e outros), porém todos são interessados no mesmo tema. Podem ser regionais, nacionais ou internacionais.
Em geral, há uma discussão aberta entre a platéia e o palestrante, com um registro corrente de todo o conteúdo (propostas, apresentações, trabalhos, outros) através de compilação de todo o conteúdo, sintetizado em documento único denominado de anais (físicos e/ou eletrônicos) que são disponibilizados aos congressistas ao término do evento.

Todo congresso elege uma comissão organizadora e uma comissão técnica (ou mais, conforme a necessidade). A primeira é responsável pela elaboração e aprovação do regulamento (normas que definem a realização do evento, tais como data, hora e local, programação, forma de inscrição, programação social e outros, e é direcionado ao participante) e regimento (normas que regulamentam a implantação do evento a partir da comissão organizadora: funções, formas de patrocínio, apresentação dos temas e outros. É a parte regulamentar do evento e é direcionada ao público interno e apresentadores), assim como se encarrega da programação social que ocorre paralelamente ao congresso, tais como jantares, coquetéis, programação cultural e outros. A segunda é formada por grupos de estudiosos de um tema, com a finalidade de analisar trabalhos ou debaterem sobre temas, que serão apresentados ao plenário, de acordo com o regimento.
A duração é de cinco dias e sua realização pode ser anual ou bienal.
É interessante para contatos e para se manter informado sobre o que está acontecendo no setor que ele representa.


Continua na próxima edição.


Sorte, saúde, sol e sucesso, sempre! 



Shirley Santos é Gestora Gastronômica e diretora do Buffet Shirley Santos - Atelier Gastronômico
Consultora de Marketing Empresarial e Gastronômico da
Marketnews Planejamento e Marketing Gastronômico (M/PMG.H),
Escritora e Blogueira
e-mail:shirleysantos88@hotmail.com


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