A hora e a vez da Gastronomia usar e abusar do Marketing!



Com certeza você já ouviu falar que em momentos de crise, vence quem está mais preparado e nem sempre quem tem apenas mais dinheiro. Isso não se discute.


Até bem pouco tempo, vivemos épocas de vacas gordas. Tivemos um período de tranqüilidade para a maioria dos setores, inclusive o de alimentação fora do lar.
Enquanto alguns empresários souberam aproveitar esta oportunidade para crescer e investir em suas empresas, outros preferiram utilizar a maior parte de seus lucros e resultados em áreas pessoais.
Não há nada demais em fazer aquela viagem dos sonhos, patrocinar o implante de silicone da mulher e “otras pequeñas cosas”. Afinal, dinheiro foi feito para gastar mas... o problema ocorre quando o empresariado resolve dar maior ênfase a parte externa em detrimento aos investimentos em sua empresa.
Bola fora no modelo de gestão de empresas de sucesso.

Quem soube investir em melhorias contínuas de seus serviços e estrutura, está um largo passo a frente de quem não entendeu o que está ocorrendo a sua volta.
Investimentos em treinamento e otimização de equipes, criatividade nos cardápios, designer de interiores e fachadas, projetos de modernização de arquitetura e iluminação, atualização de logomarcas e programação visual, comunicação, propaganda e assessorias de marketing e imprensa profissionais, são apenas alguns dos itens que algumas empresas do segmento de food service lançaram mão para ganhar espaço no mercado.
E certamente estas estão melhores posicionadas do que quem ficou também “economizando” para quando a crise passar.

Acabei de ter uma iluminação provinda dos grandes pensadores: Na crise ... crie!

Fiz questão de ironizar, só para mexer com sua memória e fazer você lembrar que sempre soube disso tudo, e que apenas momentaneamente se esqueceu.

Além da crise, as metrópoles ainda estão encontrando outro divisor de águas: a violência urbana. Isso ajuda a afugentar consumidores das ruas.
Com menos potenciais clientes passeando fora de casa, a atratividade visual de marcas e fachadas desempenhará um papel ainda mais importante na captação de clientes, assim como os planos de marketing e divulgação.
Uma vez dentro do estabelecimento prevalecem a excelência do ambiente, o serviço e atendimento para a sua atração e potencial fidelização.

Não podemos ainda afirmar em números ou de que maneira o segmento de food service tomará um cafezinho com a crise. Mas em brevê poderemos verificar quedas na freqüência e estas, certamente evidenciarão as diferenças entre concorrentes, até então não muito percebidas pelo motivo da natural demanda.

Mas a crise sempre traz oportunidades para quem sabe se adequar.
Tomar a decisão de rever seus investimentos em marketing e branding – ou mesmo começar a entender que é necessário começar a ter - configura-se como um salto e grande oportunidade de fixação da marca na memória do público, pois é justamente neste período que os “desavisados” tendem a retrair equivocadamente os seus esforços de comunicação e relacionamento, deixando o terreno livre para que a atuação da concorrência seja mais abrangente e eficaz.

Uma postura mais agressiva e profissional, sem comprometer a saúde financeira do seu negócio, é um ótimo caminho não apenas para diminuir os efeitos da crise, mas também para ocupar um espaço privilegiado, otimizando os resultados quando a economia futuramente reaquecer.

É aquela velha brincadeira do mercado: por que se vende mais ovos de galinha do que de pata? Porque a galinha assim que se prepara para pôr o ovo, ela canta sem parar, e anuncia o momento em que ela “dá a luz” ao seu belo ovinho. É simples. Marketing e propaganda!

E lembre-se ainda que: você não procura um advogado se nota que algo não vai bem em sua saúde e, muito menos procura um médico para suas questões jurídicas.

Portanto é preciso de uma vez por todas compreender que Marketing é uma ciência, uma técnica de base séria e profissional e acabar com a confusão de que qualquer um é “marketeiro”.
Não é bem assim.

Não há ninguém melhor do que você – o dono – para entender de seu negócio, porém o profissional de marketing é alguém que foi e é durante todo o tempo preparado para analisar e aglutinar o corpo e alma de sua empresa em sinergia com todas as áreas.


Será que uma ciência assim ainda não oferta respeito?
Merece pararmos alguns minutos para pensarmos a questão!





Shirley Santos é consultora de Marketing Empresarial e Gastronômico,
Gestora Gastronômica, Escritora e Blogueira
Matéria também publicada no Jornal Recreio da Barra, edição de 08/05/2009 e no site www.recreiodabarra.com.br

Um comentário:

Blog do M@rcondes disse...

Shirley, agradeço as palavras gentis a respeito do nosso ‘hobby’ que é brincar com blog. Nosso objetivo é dividir notícias e curiosidades da web, e de quando em vez, emitirmos nossa opinião a respeito de alguém ou algo. Ao mesmo tempo quero dizer que fiquei maravilhado com a descrição da tua receita do ‘contrafilé marinado em vinho tannat com pétalas de cebola’. Isso com certeza é uma tentação, ou ainda mais, nos leva certamente ao pecado da gula. Nesse aspecto minha entrada no céu será vetada de tanto pecar. Parabéns pelo blog, pelo texto fácil, pela criatividade gastronômica e principalmente pelo bom gosto. As pessoas de bem se atraem sempre. Tudo é uma questão de tempo e coração faço das tuas palavras as minhas: SORTE, SAÚDE e SUCESSO SEMPRE. Um abração!