Receitas Super Chef: Rocambole de Canela com Recheio Cremoso de Chocolate

Olá leitores e leitoras, 

A partir de hoje voltaremos com a rotina de nosso blog, conforme prometido!
E para o nosso retorno nada melhor do que uma receitinha saborosa, fácil de preparar e, ainda por cima, com chocolate!!!  Delícia!


Estamos em uma época daquele friozinho gostoso e com ele a pedida de preparo de pratos que aqueçam o corpo e o coração. A receita da semana é saborosa e prática de fazer e uma delícia para o chá quentinho da tarde ou para acompanhar aquele cafezinho. Isso sem falar que é de chocolate, aquela paixão nacional, e de canela que é indicada para apaziguar problemas respiratórios, gripes e tosses e, simbolicamente, também é uma especiaria ligada ao amor, você sabia? Veja mais em nosso blog. Deliciem-se com seu sabor e beleza! 


Rocambole de Canela com recheio Cremoso de Chocolate






Ingredientes - massa:

200g de açúcar peneirado 
4 ovos 
2 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo 
1 colher (chá) de canela em pó 
Manteiga para untar 
Açúcar cristalizado para a cobertura 

Ingredientes - recheio:

250g de chocolate meio amargo ralado 
50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente 
2 colheres (sobremesa) de açúcar peneirado 
1 lata de creme de leite sem soro 

Modo de preparo – massa, recheio e acabamento: 

Bata na batedeira o açúcar e as gemas sem a película e em temperatura ambiente, por 3min. Peneire juntas a farinha de trigo e a canela, acrescente ao creme de gemas e açúcar e bata por mais 1mim. Transfira para uma bacia de inox e reserve. Bata as claras em neve bem firme e envolva-as suavemente na mistura anterior com a ajuda de uma espátula. Unte um tabuleiro médio com manteiga e distribua a massa uniformemente. Asse em forno pré-aquecido por uns 25min ou até que a massa esteja levemente dourada. Inspecione para que a mesma não passe do ponto de maleabilidade da massa. Abra um pano de prato limpo e higienizado sobre a mesa, pulverize o açúcar cristalizado. Desenforme a massa sobre ele e a enrole ainda quente, com o auxílio do pano. Reserve. Para o recheio vamos derreter no microondas ou em banho-maria o chocolate tomando a precaução de não deixar a água ou vapor de água entrarem em contato com o chocolate. Na batedeira bata a manteiga até ficar um creme esbranquiçado e fofo. Junte o chocolate derretido, o creme de leite e açúcar e bata brevemente, apenas para unir todos os ingredientes. Desenrole a massa que está no pano, distribua o recheio e torne a enrolar a massa. Disponha em um prato e pulverize com mais açúcar cristalizado decorando com canelas em lascas. Ao servir as porções, disponha um pouco do recheio de chocolate, a gosto. 

Uma semana bem aquecida e próspera para vocês. Até semana que vem!


Shirley Santos é Consultora de Marketing Empresarial e Gastronômico, Gestora Gastronômica, Palestrante, Professora, Orientadora empresarial & Coach, Escritora, Colunista Jornalística e Blogueira (http://gestaonahospitalidade.blogspot.com).
Gestora Gastronômica do buffet Paixões da Chef - Atelier Gastronômico (http://paixoesdachef.blogspot.com)
Uma das 10 Super Chefs da edição 2011, do programa "Mais Você", na Rede Globo
e-mail:shirleysantos88@hotmail.com

2 comentários:

denilsoncosenza disse...

ola`dá para mudar a cor da letra nao estou enxergando......beijos e parabéns suas matérias são ótimas....

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.