Curiosidades Gastronômicas: Tabela de Safra dos Produtos de Hortifrutícolas - Brasil

Esta tabela pode sofrer variações em função de mudanças nas variações climáticas tais como: chuvas, geadas, secas, calor excessivo, etc.



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Fonte: Portal Horti

Marketing & Negócios: Neuromarketing

Olá leitores e leitoras,



Dentro da linha “o que há por traz da arte de comer e beber”, há áreas e processos interessantes e que as vezes vão além da nossa vã filosofia. Falando nisso, você já ouviu falar em Neuromarketing?



A união do marketing e da neuromedicina desvendando os mistérios do cérebro. O produto gerado da união de ambas dá acesso direto a mente do consumidor e percorre as trilhas dos desejos que nem o próprio está consciente. Isso é o neuromarketing.O processo recorre a técnicas sofisticadas do mapeamento cerebral que são capazes de identificar na tela do computador, por meio de gráficos coloridos e em terceira dimensão, o funcionamento de cada pedacinho da cabeça do consumidor. Por meio da tomografia de ressonância magnética funcional, os cientistas produzem imagens coloridas da troca de substâncias no cérebro e registram instantâneos da localização e intensidade da atividade cerebral. O processo também mostra como a intensidade cerebral se altera diante de anúncios publicitários, possibilitando aos neurocientistas explicar em um futuro muito próximo o que move a decisão do consumidor para comprar ou não determinado produto e, consequentemente, este impacto no mundo da publicidade. O que se deseja é saber o que o consumidor quer antes mesmo que ele tome a decisão efetiva pela aquisição de determinado produto. No marketing já surge a expressão “neuromarqueteiros”. A consequencia natural é que, a partir da disponibilização da tecnologia e ajuda da medicina, haverá estudos da forma neural e suas reações mediante os estímulos visual, tátil, palatável e todos os demais envolvidos no processo de uma campanha publicitária, qual é a informação que no caso de uma campanha preparada para um suco de frutas, por exemplo, o paladar envia para o cérebro no exato instante que o consumidor se depara com esta questão. Tais resultados possibilitarão objetivar e potencializar as estratégias de marketing e campanhas publicitárias propiciando um potente retorno de investimento uma vez que os resultados deste mapeamento cerebral será sem maquilagens, pois o processo trás a luz emoções, lembranças e associações que as pessoas avaliadas talvez sequer conscientemente conheçam ou admitiriam abertamente.

O neuromarketing é estudado desde 1990, mas pela primeira vez ganha forma graças a empresas tais como Coca-Cola, Ford, Daimler Chrysler, General Motors, Levi-Strauss, Delta Airlines e Kodak que resolveram apostar suas fichas e financiar as pesquisas – os números ultrapassam a casa dos US$ 300 milhões por ano - para utilização também dos resultados do neuromarketing em sinergia com as tradicionais pesquisas de mercado. Segundo o neuropsicólogo do Centro de Estudos de Neuroeconomia do Instituto de Inteligência de Portugal, Nelson Lima, a tomada de decisões envolve várias regiões do cérebro que atuam de forma seqüencial num curto espaço de tempo. Segundo ele, a atividade prática do neuromarketing até agora se limita a fotografia do cérebro no instante exato da tomada de decisão. Entretanto o progresso atingido é em relação a conseguir ver na prática como as funções cerebrais de emoção, memória e raciocínio são ativadas mediante um estímulo.O neuromarketing será tratado na forma de uma disciplina de investigação de marketing que estudará o consumidor no nível do sistema cérebro/mente com o objetivo de obter dados e informações relevantes sobre os processos e as variáveis mentais que possam explicar melhor as expectativas, preferências, motivações e comportamentos relacionados com o consumo e ajustar melhor as estratégias de marketing das empresas e também uma espécie de evolução tecnológica da pesquisa qualitativa.
Apesar da fase inicial dos estudos, o neuromarketing já é visto como uma ferramenta certa que implementará novos conceitos mercadológicos e inaugurará metodologia para que as empresas sobrevivam às turbulências dos mercados e adquiram vantagens competitivas. Grupos de discussão do tema precisam ser reforçados no Brasil. Os debates ainda estão restritos as grandes corporações que custeiam os estudos, mas, o neuromarketing já abre um novo mundo, fornece novos campos de pesquisa aos profissionais da área que já o vêem como a possibilidade de desvendar a caixa-preta do cérebro, que é o sonho de todo o ser humano. Diversos produtos estão passando pelo processo de testes nas pesquisas com os grupos de consumidores voluntários. Eles preenchem questionários expondo suas preferências por alguns produtos e, ligados a um tomógrafo de ressonância magnética, onde são observadas as atividades nas diferentes regiões do cérebro mediante os produtos que correspondem ou não às suas preferências. Um dos bons casos aconteceu com um grupo de 12 jovens apaixonados por carros que apreciaram 22 fotos em preto-e-branco de esportivos, limusines e veículos pequenos. Foi solicitado que dessem notas de um a cinco para cada figura. Os carros esportivos receberam as maiores notas. A novidade foi que a imagem computadorizada do cérebro mostrou que quando os participantes olhavam carros pequenos ou limusines houve ativação do núcleo accumbens, estrutura cerebral ligada ao sistema límbico, assim como as imagens de Porsche ou Ferrari provocaram liberação de dopamina porque preenche uma necessidade indireta: a vaidade. Por funcionar como centro do prazer, as células nervosas são ativadas pela dopamina, um neurotransmissor que desencadeia a liberação dos opiáceos endógenos, ligados à sensação de prazer e bem-estar. Talvez seja essa a explicação para o verdadeiro filão que se tornou o mercado de luxo no Brasil e no mundo.
Outra modalidade de pesquisa foi realizada pela Universidade Emory, em Atlanta, EUA, que mostrou como se dá influência cerebral nas decisões de consumo. O professor Gregory Berns reuniu 30 voluntários para comparar semelhanças ou não de pares de figuras abstratas tridimensionais. Concomitante a isso, também apresentou-lhes respostas certas e erradas. O computador revelou o acionamento do córtex pré-frontal em quem confiava na sua escolha. Nos que não confiavam, a atividade no córtex suplantou a do lobo parietal, local onde são tratadas as imagens recebidas pela visão. Na Universidade de Tecnologia de Melbourne, Austrália, o cientista Richard Silberstein quis descobrir porque determinados anúncios se fixavam mais do que outros na memória do consumidor. Foi exibido um documentário de TV a um grupo de mulheres interrompido diversas vezes por comerciais. Diagnosticou-se que a atividade cerebral foi mais intensa no hemisfério esquerdo frontal. Após sete dias em teste de memória o cientista constatou que elas se lembravam melhor dos anúncios do que do documentário.
Não se apavore, consumidor! 
O neuromarketing não vai entrar na cabeça dos consumidores e agir sobre ele automatizando os seus comportamentos. Isso é pura confusão. 
Os estudos que o neuromarketing proporciona fazem-se sobre voluntários em laboratório para afinar a linguagem publicitária, melhorar a embalagem e introduzir inovações que tornem o produto mais apetecível frente aos consumidores-alvos. 
A aplicação do neuromarketing como instrumento de pesquisa não é em si mesma condenável. Tal como acontece com outras atividades humanas a sua boa ou má utilização dependerá dos códigos de ética, valores e princípios que regem a vida de cada empresa. Mas em si mesmo o neuromarketing não invade a alma dos consumidores nem manipula os seus pensamentos, apenas concluo que será de grande relevância e até mesmo economia esta capacidade de seleção.

Acreditem. Querem - e vão - abrir o seu cérebro. Mas apenas para boas novas!

Sorte, saúde, sol e sucesso, sempre! Até a próxima coluna.





  Shirley Santos é Consultora de Marketing Empresarial e Gastronômico pela M.PMG/H (http://mpmgh-marketnews.blogspot.com)
Gestora Gastronômica, Palestrante, Professora, Orientadora empresarial & Coach, Escritora, Colunista Jornalística e Blogueira (http://gestaonahospitalidade.blogspot.com).

Gestora Gastronômica do buffet Paixões da Chef - Atelier Gastronômico (http://paixoesdachef.blogspot.com)
Uma das 10 Super Chefs da edição 2011, do programa "Mais Você", na Rede Globo
e-mail:shirleysantos88@hotmail.com

Marcas & Negócios: Chega o mega BK™ Stacker um sanduíche tão assustador que você afina




A marca BURGER KING® lançou nesta quinta-feira, 25 de agosto, um sanduíche tão assustador que os consumidores vão afinar. É o gigantesco Mega BK™ Stacker, um matador de fome de 500 gramas, com quatro hambúrgueres grelhados, queijo cheddar, molho especial e bacon, no pão com gergelim.

O Mega BK™ Stacker segue a promessa da marca, ‘A gente faz do seu jeito™’, que permite ao consumidor escolher os ingredientes e a quantidade desejados. Assim, é possível pedir o Mega BK™ Stacker com quantos hambúrgueres desejar, de acordo com o tamanho da fome (quatro, cinco ou apenas um hambúrguer, por exemplo), mais ou menos queijo ou bacon, muito ou pouco molho, entre outras opções.
“Os consumidores vão se surpreender com o sabor e o tamanho do Mega BK™ Stacker e com as possíveis combinações para criar o sanduíche ideal. Ele é tão impressionante que optamos por uma campanha irreverente, brincando com a voz aguda do campeão mundial de MMA Anderson Silva”, conta Paul Davis, gerente de Marketing do BURGER KING® no Brasil.

Anderson Silva foi escolhido como astro do filme de 30 segundos para TV e do vídeo para internet, além de spot de rádio e material de ponto de venda, compondo a campanha “Tão assustador que você afina”, criada pela Ogilvy & Mather Brasil. 

Essa é a primeira vez que a rede BURGER KING® utiliza uma celebridade para promover a campanha de lançamento de um produto. “O Anderson Silva tem identidade com o Mega BK™ Stacker e também com a marca BURGER KING®. Ele é ídolo de vários públicos, inclusive dos jovens, nossos principais consumidores. Investimos nessa campanha porque acreditamos que o Anderson tem muito a contribuir, deixando-a ainda mais divertida e irreverente, com a cara da marca”, explica Davis.

Receitas Super Chef: Garam Masala


Queridos leitores e leitoras, 


Não há como ficarmos insensíveis a explosão de cores, beleza, movimentos e sensações da cultura indiana que inunda nossas vidas. 
Pena ainda não termos como sentir a festa de aromas e sabores que sua exótica culinária oferece, através da telinha dos computadores e televisão!

Então resolvi partilhar com vocês a minha receita, um dos segredinhos básicos desta deliciosa cozinha – o Garam Masala – uma mistura de especiarias, pimenta malagueta e hindu, muito popular e que se integra a inúmeros pratos, sendo esta uma variação da Masala que é uma mistura de ervas aromáticas e condimentos. 
Mas tome cuidado com a sua utilização, pois apesar de deliciosa é uma mistura quente! 




”Garam Masala" 




Ingredientes:

4 colheres de sopa de cardamono 
4 colheres de sopa de coentro em grãos 
1 colher de sopa de zeera (cominho em grãos) 
1 colher de sobremesa de noz moscada ralada na hora do uso 
1 colher de sobremesa de canela em pau (ou casca de cássia) 
1 colher de sobremesa de pimenta do reino em grãos 
1 colher de sobremesa de cravo-da-índia 
1 pimenta malagueta desidratada 
6 folhas de tejpatta (não é louro, é folha de cássia) 

Preparo: 


Algumas receitas indicam torrar os ingredientes em frigideira, mas eu prefiro utilizar apenas o processo de calor e desidratação porque mantém seus óleos naturais e aroma por muito mais tempo até a sua total utilização. 


Aqueça o forno e mantenha a temperatura em torno de 50 a 60 graus. Coloque todos os ingredientes, juntos, em um tabuleiro e acondicione no forno, com a porta semi-aberta. 
Mexa os ingredientes de tempos em tempos até que estejam bem crocantes. Coloque-os para esfriar em papel toalha e triture-os em um moedor ou pilão até virar pó. 
Utilize-o ao final do preparo dos pratos. 


Fica delicioso em legumes, peixes e carnes brancas! 



Shirley Santos é Consultora de Marketing Empresarial e Gastronômico pela M.PMG/H (http://mpmgh-marketnews.blogspot.com/)
Gestora Gastronômica, Palestrante, Professora, Orientadora empresarial & Coach, Escritora, Colunista Jornalística e Blogueira (http://gestaonahospitalidade.blogspot.com).
Gestora Gastronômica do buffet Paixões da Chef - Atelier Gastronômico (http://paixoesdachef.blogspot.com)
Uma das 10 Super Chefs da edição 2011, do programa "Mais Você", na Rede Globo
e-mail:shirleysantos88@hotmail.com

Mercados & Negócios: Pesquisa mostra que redes de alimentação cresceram 16,8% em 2010.


Pesquisa mostra que redes de alimentação cresceram 16,8% em 2010 e apostam em novos mercados para manter ritmo de expansão acelerado.

Regiões Nordeste e Centro-Oeste receberão o maior número de novas lojas nos próximos anos.

  
São Paulo – A ABF- Associação Brasileira de Franchising e a ECD, consultoria especializada em Food Service, anunciam hoje os resultados da pesquisa “Panorama Global das Franquias do Setor de Alimentação”, realizada durante os meses de maio e junho de 2011 com 46 redes de franquia, ou seja, 40% das que operam no mercado.

A pesquisa revela o desempenho desse mercado em 2010, comparado ao ano de 2009 e também aponta as expectativas do segmento para 2011 e os próximos dois anos (até 2013). “O objetivo da ABF é identificar as principais tendências e desafios para as franquias do segmento de Food Service, um dos mais representativos do sistema”,explica Ricardo Bomeny, presidente da ABF.
O faturamento das redes participantes da pesquisa cresceu 16,8% em 2010 e alcançou um faturamento de R$ 9,254 bilhões, o que corresponde a 61% do faturamento do setor.
A expectativa para esse ano é ainda maior. “As franquias de alimentação pesquisadas esperam crescer 18,6% em 2011”,afirma João Baptista Jr, coordenador do Grupo Setorial de Redes de Alimentação da ABF.
Segundo ele, esse número poderia ser ainda maior. “O setor enfrenta desafios muito grandes como a falta de mão de obra, a alta expressiva nos custos dos imóveis e problemas logísticos que atrapalham uma expansão maior”.
A amostra da pesquisa foi dividida em seis segmentos presentes no setor de redes de alimentação:comida asiática (5%), pizza/massas (8%), comida variada (29%); doceria (1%);snack/cafeteria (16%) e sanduíches (41%).




Presença das lojas por Estado em 2010 - Também pôde ser verificado na amostra o crescimento do franchising em determinadas regiões, bem como perfil de cada mercado. O destaque vai para o Centro-Oeste, que tem uma presença de lojas superior às despesas com alimentação fora de casa, bem como o Nordeste, que é a região com maior abertura de novas lojas. “Constatou-se que essas regiões são as novas fronteiras de expansão do sistema de franquias”,afirma Enzo Donna, da ECD Food Service, coordenador da pesquisa.
A região Sudeste continua sendo a mais representativa para o setor, com 65,7% das lojas, que equivalem à participação na despesa de alimentação fora de casa. A tendência, segundo a pesquisa, é que para os próximos anos São Paulo e Rio de Janeiro diminuam o ritmo de abertura de novas lojas. “Já Minas Gerais ainda tem espaço para crescer”, aponta o consultor.
Donna ressalta a queda na participação do Sul(com 10,7% das lojas), que, apesar de representar uma grande parcela das despesas do brasileiro com alimentação fora do lar, possui uma limitação em relação ao crescimento do número de lojas. “O sistema de franquias deverá repensar o modelo de negócio para essa região”, afirmou.



Os dados que aparecem dentro do quadro em laranja referem-se a participação da alimentação fora do lar do total dos gastos das famílias, de acordo com a POF(Pesquisa do Orçamento Familiar) do IBGE.
Em relação à presença das redes de alimentação no exterior, a pesquisa aponta que não é um tema prioritário na agenda das empresas. “A crise internacional e o bom momento da economia brasileira tiraram o foco da exportação das franquias”, analisa o pesquisador.


Localização das lojas de franquias de alimentação- De acordo com a pesquisa, o shopping continua em alta, com a maior concentração de abertura de lojas (64,7%) e a tendência é manter o crescimento. Isso se deve à praça de alimentação ser a grande âncora dos shoppings, pois atrai público e gera um tráfego intenso.
Em segundo lugar as lojas de rua ficam no patamar de 24,2%, porém exigem um planejamento e análise geográfica mais estratégica para a abertura de redes de alimentação. Já os hipermercados e galerias comerciais são menos representativos para a expansão se mantendo na casa dos 6,2% e 1,4% das lojas de alimentação, respectivamente.
Com a vantagem do custo menor, a expansão de quiosques se dá predominantemente nos shoppings, com71,1% de presença, seguida de hipermercados (13,4%), rua (7,8%) e galerias comerciais (4,5%).


Desempenho x faturamento - Conforme já citado, a pesquisa apontou um crescimento de 16,8% em 2010 com relação a 2009. Já as expectativas para 2011, segundo a amostra, apontam que este ano deverão crescer 18,6% com relação a 2010. E m número de lojas o sistema de franquias cresceu em torno de 11,5% no ano de 2010 comparado a 2009.



Já o faturamento médio (mensal) por loja ficou em R$223.068 mi, considerando um ticket médio de R$13,70. Num universo de 155.682 funcionários, o faturamento médio por funcionário (anual)chega a R$81.060, sendo que os setores de docerias, sanduíches e pizzas/massasf oram os mais expressivos.




Em relação ao ticket médio e faturamento por loja o desempenho foi puxado pelo setor de sanduíches (R$378.787), seguido por comida variada (R$126.315),pizzas/massas (R$107.206), comida asiática (R$69.474), snack/cafeteria(R$50.584) e doceria (R$32.787).
  


O faturamento anual por m² cresceu apenas 2,5% em relação a 2009. Segundo Enzo Donna, essa média é reflexo de um problema que o sistema vem enfrentando, como o custo de ocupação das unidades.


Expectativa de crescimento -O segmento de comida variada foi o que mais cresceu em 2010 (23,3%); seguido pelo segmento de snack/cafeteria (18,9%); pizzas/massas (13,5%); comida asiática (13,4%); sanduíches (10,8%) e docerias (5%). Na análise do segmento,percebemos otimismo em alguns setores para 2011: comida variada, docerias,sanduíches e snack/cafeteria.
  
  
Em termos de público por loja e segmento, podemos observar que a pesquisa abrangeu75 milhões de pessoas no universo de 4.793 lojas, sendo que o segmento de sanduíches detém maior concentração de pessoas.
  

  
A amostra conclui ainda que o segmento de sanduíches também representa 57% do faturamento anual (R$9.254.974) do setor.
  


Outros indicadores - Além das conclusões sobre o faturamento e crescimento do setor de alimentação, a pesquisa analisou alguns outros indicadores, entre eles:. 

Custo de ocupação – observa-se que o custo de ocupação em shopping cresceu 7,4% em relação a 2009, enquanto o custo na rua caiu expressivamente, apesar de não ser um modelo de sucesso para as franquias de alimentação. Já o custo de ocupação em centros comerciais, galerias e supermercados teve um aumento considerável, puxado pelo setor de Snack/Cafeterias que representa 46,2%

Abastecimento – segundo a amostragem, 29% das redes utilizam sistemas de abastecimento próprio e há uma tendência a optarem pela terceirização para evitar preocupações. Porém, os problemas logísticos e tributários são vistos como obstáculos para o crescimento desta terceirização especializada.
Rotatividade – como crescimento do mercado, o sistema de franquias está enfrentando dificuldades na retração da mão de obra. O Turn Over teve um aumento de 7,1% com relação a2009, o que significa que metade do quadro de funcionários foi renovado.

Capacitação e Treinamento – a forte expansão do sistema de franquias a presenta um desafio para o setor, como garantir a qualificação necessária de mão de obra. Os treinamentos continuam, sendo uma ferramenta fundamental para o sistema de franquias. A pesquisa mostra que os treinamentos estão concentrado sem períodos trimestrais e semestrais.

Principais Conclusões - 46 franquias do segmento de alimentação participaram da pesquisa. A amostra abrange um total de 4.793 lojas, que representam um faturamento anual de R$ R$9,254 bilhões (61% do faturamento total do sistema de franquias no Brasil).

A amostra foi dividida entre seis segmentos presentes no setor de redes de alimentação. São eles: comida asiática (5%); pizza/massas (8%), comida variada (29%); doceria (1%); snack/cafeteria (16%) e sanduíches (41%). O ticket médio geral é de R$ 13,70.

O ticket médio do segmento de comida asiática continua sendo o maior do sistema de franquia (R$ 26,43). O segmento de alimentação cresceu 16,8% em relação a 2009. Em número de lojas o crescimento do setor ficou em torno de 11,5% se comparado com 2009. A expectativa é saltar para 18,6% em 2011.

O maior número de lojas próprias está no Sudeste (65,7%), mas as regiões que devem ter o crescimento mais expressivo nos próximos anos são o Centro-Oeste e o Nordeste.



O shopping continuará atraindo o maior número de lojas nos próximos três anos. Em termos de participação no faturamento, o segmento Sanduíches ainda lidera com 57%. A amostra apresenta os principais problemas que afligem o setor. “Podemos perceber que os custos externos, como, matéria-prima e ocupação, são os desafios mais difíceis de administrar, assim como os problemas de mão de obra e tributários, que continuam dificultando a expansão do sistema”,analisa João Baptista da Silva, do Comitê Setorial de Food Service da ABF. 

Fonte: www.abf.com.br

Curiosidades Gastronômicas: As controvérsias do Tagliatelli

As controvérsias do "Tagliatelli"





Que é italiano isso não precisamos falar!
O tagliatelle assim como o fettuccine são algumas das diversificações criadas para se consumir a massa.Ambos apresentam-se como uma massa de fio longo, com cerca de 1 centímetro de largura e 2 milímetros de espessura. Como observamos, fettuccine e tagliatelle são a mesma massa, embora haja controvérsias entre os fundamentalistas.

Fettuccine é denominação usada na Itália central e meridional, enquanto na parte setentrional a população prefere tagliatelle. São ainda palavras femininas e plurais, porém empregadas no singular quando nos referimos ao prato. É pasta que segura bem o molho, pois tem boa superfície.
No Lazio, onde virou prato típico, na região de Roma, há fettuccine com manteiga e parmesão e também com ervilha e ovos. Na Emilia-Romagna, faz-se tagliatelle com presunto cru cortado em fatias; em Abruzos, incorpora lardo di guancia (toucinho curado, mas não defumado, da bochecha do porco). 
Os romanos a fazem em casa, sobretudo nas festas. 


O divertido humor local a denomina “la pasta dei cornuti”, porque pode ser preparada rapidamente pela mulher que passou o dia entregue a périplos íntimos e deve receber o marido com boa comida.




Shirley Santos é Consultora de Marketing Empresarial e Gastronômico pela M.PMG/H (http://mpmgh-marketnews.blogspot.com/)

Gestora Gastronômica, Palestrante, Professora, Orientadora empresarial & Coach, Escritora, Colunista Jornalística e Blogueira (http://gestaonahospitalidade.blogspot.com).
Gestora Gastronômica do buffet Paixões da Chef - Atelier Gastronômico (http://paixoesdachef.blogspot.com)
Uma das 10 Super Chefs da edição 2011, do programa "Mais Você", na Rede Globo
e-mail:shirleysantos88@hotmail.com

Receitas Super Chef: Rocambole de Canela com Recheio Cremoso de Chocolate

Olá leitores e leitoras, 

A partir de hoje voltaremos com a rotina de nosso blog, conforme prometido!
E para o nosso retorno nada melhor do que uma receitinha saborosa, fácil de preparar e, ainda por cima, com chocolate!!!  Delícia!


Estamos em uma época daquele friozinho gostoso e com ele a pedida de preparo de pratos que aqueçam o corpo e o coração. A receita da semana é saborosa e prática de fazer e uma delícia para o chá quentinho da tarde ou para acompanhar aquele cafezinho. Isso sem falar que é de chocolate, aquela paixão nacional, e de canela que é indicada para apaziguar problemas respiratórios, gripes e tosses e, simbolicamente, também é uma especiaria ligada ao amor, você sabia? Veja mais em nosso blog. Deliciem-se com seu sabor e beleza! 


Rocambole de Canela com recheio Cremoso de Chocolate






Ingredientes - massa:

200g de açúcar peneirado 
4 ovos 
2 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo 
1 colher (chá) de canela em pó 
Manteiga para untar 
Açúcar cristalizado para a cobertura 

Ingredientes - recheio:

250g de chocolate meio amargo ralado 
50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente 
2 colheres (sobremesa) de açúcar peneirado 
1 lata de creme de leite sem soro 

Modo de preparo – massa, recheio e acabamento: 

Bata na batedeira o açúcar e as gemas sem a película e em temperatura ambiente, por 3min. Peneire juntas a farinha de trigo e a canela, acrescente ao creme de gemas e açúcar e bata por mais 1mim. Transfira para uma bacia de inox e reserve. Bata as claras em neve bem firme e envolva-as suavemente na mistura anterior com a ajuda de uma espátula. Unte um tabuleiro médio com manteiga e distribua a massa uniformemente. Asse em forno pré-aquecido por uns 25min ou até que a massa esteja levemente dourada. Inspecione para que a mesma não passe do ponto de maleabilidade da massa. Abra um pano de prato limpo e higienizado sobre a mesa, pulverize o açúcar cristalizado. Desenforme a massa sobre ele e a enrole ainda quente, com o auxílio do pano. Reserve. Para o recheio vamos derreter no microondas ou em banho-maria o chocolate tomando a precaução de não deixar a água ou vapor de água entrarem em contato com o chocolate. Na batedeira bata a manteiga até ficar um creme esbranquiçado e fofo. Junte o chocolate derretido, o creme de leite e açúcar e bata brevemente, apenas para unir todos os ingredientes. Desenrole a massa que está no pano, distribua o recheio e torne a enrolar a massa. Disponha em um prato e pulverize com mais açúcar cristalizado decorando com canelas em lascas. Ao servir as porções, disponha um pouco do recheio de chocolate, a gosto. 

Uma semana bem aquecida e próspera para vocês. Até semana que vem!


Shirley Santos é Consultora de Marketing Empresarial e Gastronômico, Gestora Gastronômica, Palestrante, Professora, Orientadora empresarial & Coach, Escritora, Colunista Jornalística e Blogueira (http://gestaonahospitalidade.blogspot.com).
Gestora Gastronômica do buffet Paixões da Chef - Atelier Gastronômico (http://paixoesdachef.blogspot.com)
Uma das 10 Super Chefs da edição 2011, do programa "Mais Você", na Rede Globo
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Shirley Santos Super Chef - Edição 2011 - Programa Mais Você - Ana Maria Braga - Rede Globo





Queridos leitores e leitoras!!!

Que saudades de nossos encontros diários, aqui, por nosso blog!
Acredito que a maioria de vocês saibam que sou uma das Super Chefs, do programa Mais Você, apresentados pelos ma-ra-vi-lho-sos Ana Maria Braga e Louro José, da Rede Globo de Televisão. 
Mediante este inusitado e maravilhoso compromisso que surgiu em minha vida, há quase 60 dias, fiquei totalmente em confinamento, longe de quaisquer contatos com o mundo extra Projac, o que me levou a não poder atualizar as nossas notícias e novidades. 
Informo-os que ainda estou envolvida com o processo, pois o programa só se encerrará na próxima sexta-feira, além de estar com contrato com a Rede Globo vigente, o que deverei aguardar as novas instruções da contratante para poder dar continuidade a algumas áreas de minha vida. 
Assim que tudo retornar ao normal prometo que retomarei este nosso maravilhoso contato pois, como sabem, faço questão de administrar o nosso blog diretamente!
No mais é agradecer por todo o carinho, apoio e incentivo que recebi, e continuo diariamente recebendo de milhares de pessoas que, graças ao programa, acabei conseguindo uma das coisas que mais amo na vida que é a relação com pessoas, fazer novos amigos, pois ganhei muitos e muitos novos amigos de todo o Brasil, e até de outros países!

Que Deus permaneça abençoando a vida e a família de cada um de vocês!

Um fraterno abraço a todos e até breve!!!