Curiosidades Gastronômicas: A origem do Bolo de Rolo


A origem do "Bolo de Rolo"


Ele é uma das mais apreciadas iguarias da culinária de Pernambuco e já ganhou mundo.
Sua massa finíssima, sempre molhadinha, com o aspecto refinado o distingue dos rocamboles. Seu parente próximo, de onde surge sua adaptação, é do 'Colchão de Noiva' português.

A Corte Portuguesa ao se instalar no que hoje denominamos de “Brasil”, pois naquela época ainda era “Ilha de Vera Cruz”, por necessidades e falta de oferta de produtos das receitas portuguesas originais, teve que adaptar costumes e ingredientes que não estavam habituadas a usar onde conhecem, dentre outros, a goiaba.

Assim nasce no Nordeste o Bolo de Rolo, a partir de adaptação do "colchão de noiva" português, trocando na receita original o seu recheio de amêndoas por um de goiaba em calda cremosa.
E passou-se a enrolar esse bolo em camadas cada vez mais finas. Como um rolo.
O nome vem daí.

A receita é a mesma, em todos os estados nordestinos, mas o de Pernambuco é diferente de todos os outros, pela maneira de fazer.
Sobretudo pela delicadeza no jeito de enrolar as camadas suas lâminas.


Shirley Santos é Gestora Gastronômica de Shirley Santos - Soluções em Eventos & Atelier Gastronômico (http://shirleysantosateliergastronomico.blogspot.com).
Consultora de Marketing Empresarial e Gastronômico pela M.PMG/H (http://mpmgh-marketnews.blogspot.com)
Palestrante, Professora, Orientadora empresarial & Coach, Escritora, Colunista Jornalística e Blogueira (http://gestaonahospitalidade.blogspot.com).

Uma das 10 Super Chefs da edição 2011, do programa "Mais Você", na Rede Globo
e-mail:shirleysantos88@hotmail.com

Nenhum comentário: