VELHO BARREIRO
Tipo de bebida – Cachaça.
Lugar de origem – Itapetininga (SP).
Ano de criação – Anos 1960.
Essa não tem resposta segura. Uma das versões é que o nome seria uma homenagem a um ancestral da família Höffer, que lançou a cachaça em Itapetininga.
O tal parente distante teria um pássaro joão-de-barro a quem ele chamava de “Velho Barreiro”.
Curiosidade – O velho retratado no rótulo da bebida não é o criador da pinga. A imagem foi inspirada no artista renascentista Leonardo da Vinci!
JACK DANIEL’S
Tipo de bebida – Uíque.
Lugar de origem – Estados Unidos.
Ano de criação – 1866.
O rótulo também estampa o nome do criador, o americano Jasper Newton Daniel, que tinha o apelido de Jack. Trabalhando em um alambique desde os 7 anos, Jack apresentou a fórmula de seu uísque amadurecido em carvão de bordo aos 16 anos.
Curiosidade – Em 1905, Jack esqueceu a combinação de seu cofre e o chutou com raiva. O acidente lhe rendeu um dedo quebrado e uma infecção sanguínea que o mataria em 1911.
JOSÉ CUERVO
Tipo de bebida – Tequila.
Lugar de origem – México.
Ano de criação – 1795.
O nome homenageia dois José Cuervo. Em 1758, o fazendeiro José Antonio de Cuervo começou a cultivar o agave, planta parecida com o cacto e matéria-prima da tequila. Em 1795, seu filho José Maria Guadalupe Cuervo iniciou a produção do drinque.
Curiosidade – A tequila só pode ser produzida a partir da espécie de agave Tequilana weber, nativa do México. 95% da produção vem do estado de Jalisco, onde fica a cidade de Tequila.
CAMPARI
Tipo de bebida – Aperitivo alcoólico à base de ervas e frutas.
Lugar de origem – Itália.
Ano de criação – 1860.
O nome vem do criador da bebida, o italiano Gaspare Campari, que trabalhava em bares criando receitas de coquetéis à base de vinho e ervas. A combinação do drinque avermelhado surgiu em 1860, quando o inventor tinha 32 anos.
Curiosidade – A receita secreta de Campari leva mais de 60 ingredientes, entre ervas, temperos, frutas, essências – e claro, álcool.
JOHNNIE WALKER
Tipo de bebida – Uísque.
Lugar de origem – Escócia.
Ano de criação – 1820.
A bebida leva o nome de seu criador, o escocês John Walker – Johnnie é diminutivo de John. Aos 15 anos, ele inventou uma bebida à base de malte e de grãos. O gosto suave de seu uísque fez sucesso e se tornou referência mundial no século 20.
Curiosidade – O primeiro nome da marca foi Walker’s Kilmarnock Whisky, uma homenagem à cidade de Kilmarnock, onde Johnnie criou o malte.
SMIRNOFF
Tipo de bebida – Vodca.
Lugar de origem – Rússia.
Ano de criação – 1860.
É uma homenagem ao russo Piotr Arsenyevitch Smirnov. Dono de uma destilaria em Moscou, Piotr foi o primeiro a usar carvão vegetal para filtrar a vodca.
Curiosidade – O nome atual, com “ff” no final, surgiu na década de 1920. Vladimir, um dos filhos de Piotr, fugiu da perseguição comunista na Rússia e se refugiou na França. Lá, adotou a versão francesa de seu sobrenome, transformando “Smirnov” em “Smirnoff”.
ANTARCTICA
Tipo de bebida – Cerveja.
Lugar de origem – São Paulo (SP).
Ano de criação – 1889.
O nome vem da empresa que produzia a cerveja. No início, a Companhia Antarctica Paulista era uma fábrica de gelo – daí a referência ao continente no nome e aos pingüins no rótulo.
Curiosidade – A origem do nome da rival Brahma tem três versões:
1) A atração do criador da marca, o suíço Joseph Villiger, pela cultura indiana (os hindus cultuam o deus Brahma);
2) Sua admiração pelo compositor erudito Johannes Brahms;
3) Uma homenagem ao inventor da válvula de chope, o inglês Joseph Brahma
51
Tipo de bebida – Cachaça.
Lugar de origem – Pirassununga (SP).
Ano de criação – 1951.
A marca “51″ foi comprada pela indústria Müller de bebidas em meados da década de 1950. Como a empresa não tem o registro do antigo dono, é difícil saber o porquê do nome.
Curiosidade – Uma das versões é que o nome original da bebida era Palmeiras 51, uma homenagem à conquista da Taça Rio pelo time paulistano em 1951. A tal “caninha Palmeiras 51″ realmente existiu, mas ninguém sabe se ela deu origem à atual “Pirassununga 51″.
SANGUE DE BOI
Tipo de bebida – Vinho.
Lugar de origem – Hungria.
Ano de criação – Século 16.
A bebida brasileira é uma cópia de um vinho inventado no século 16, na Hungria. Assustados com a coragem dos soldados húngaros que enchiam a cara com o vinho, os invasores turcos espalharam a lenda de que a bebida era, na verdade, sangue de boi.
Curiosidade – O vinho Chapinha, rival do Sangue de Boi, ganhou o nome por causa da sua primeira embalagem: uma garrafa de 600 ml com tampa de metal, apelidada de “chapinha” pelos fãs.
DREHER
Tipo de bebida – Conhaque.
Lugar de origem – Bento Gonçalves (RS).
Ano de criação – 1955.
É o nome de uma família de origem alemã que plantava uvas desde 1906 na cidade gaúcha de Bento Gonçalves. Com as uvas, eles faziam vinho branco para vender numa cantina. No entanto, o conhaque – obtido através da destilação do vinho branco – superou o vinho em popularidade.
Curiosidade – Em 2001, a marca Dreher foi vendida para o grupo italiano Campari.
Nenhum comentário:
Postar um comentário