O Mundinho das "Casseroles" muito além das panelas - Setembro de 2009

Festival Internacional de Gastronomia de Gramado traz estrelas nacionais e internacionais

Alta gastronomia criada por alguns dos mais importantes chefs do circuito gastronômico mundial, degustação de vinhos, espumantes e cervejas, intensa programação cultural prometem atrair todos os olhares para Gramado, na Serra Gaúcha, entre os dias 4 e 13 de setembro.
Uma iniciativa da prefeitura, através da Secretaria de Turismo, a 3ª edição do Festival Internacional de Gastronomia de Gramado é temperada pelo clima e pela deslumbrante e acolhedora paisagem de um dos destinos mais procurados do país. Integra o conceituado Circuito Nacional de Gastronomia ao lado do tradicional Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes.

Este ano, o evento será lançado no dia 19, próxima quarta-feira, no restaurante Épico, às 12h. Em suas duas primeiras edições, o Festival reuniu milhares de pessoas de várias partes do país e do exterior. Em 2009, traz dez chefs de relevância – quatro do Brasil e seis da Europa e América do Norte – muitos deles estrelados pelo Guia Michelin. A edição presta homenagem ao Ano da França do Brasil com o convite a quatro chefs franceses: Olivier Briand, dono do aclamado Gibus, na Normandia, David Etcheverry, residente de alguns dos mais recomendados restaurantes franceses e premiado com uma estrela no Guia Michelin por seu cardápio no restaurante La Saison, em Saint Grégoire Ouverture, Olivier Etcheverria, membro do Conselho Europeu de Gastronomia, professor da Universidades de d´Angers, na França, e co- autor do livro Atlas Mundial de Cozinha e Gastronomia. E por fim, Julien Montbabut, sub-chefe do restaurante La Grande Cascade, de Paris, com duas estrelas no Guia Michelin. Destaque também para o chef alemão Deff Haupt, chef executivo do Hotel Sofitel de Montreal, premiado com a Medalha de Ouro de melhor prato 2008 no restaurante Renoir.

Entre os chefs brasileiros, está confirmada a presença do proprietário do restaurante Kinoshita, Tsuyoshi Murakami, que trouxe ao Brasil a Kappo Cusine, um novo conceito da alta gastronomia japonesa, que procura aflorar diversas sensações a partir de exóticas combinações de aromas, texturas e sabores de raras iguarias. Em 2008, Murakakami foi eleito chef do ano pela revista Veja São Paulo, melhor chef do Brasil pelo Guia Quatro Rodas e pela revista Veja, além de chef do ano pela revista Gula e pelo Guia da Folha de S. Paulo. Em 2009, a Prazeres da Mesa também o elegeu como Chef do Ano.

Também participam os chefs Ivo Faria, do restaurante Vecchio Sogno, de Belo Horizonte; Chef Jefferson Rueda, do restaurante Pomodori, de São Paulo; Chef Juan Rodriguez, do restaurante El Claustro, de Granada, Espanha; o Chef Rodrigo Oliveira, do famoso restaurante Mocotó, de São Paulo.
Lançamento do Festival Internacional de Gastronomia de Gramado (4 a 13 de setembro de 2009)
Evento integrado ao Circuito Nacional de Gastronomia
QUANDO: 19 de agosto, 12h
ONDE: Restaurante Épico, sede Alto Petrópolis do Grêmio Naútico União
Rua João Obino, 300.


Brumadinho: Brumadinho Goumert 2009


O Brumadinho Gourmet 2009 é um evento gastronômico cuidadosamente planejado pela Prefeitura Municipal como um espaço para a expressão de seus gourmets, cozinheiros, quitandeiras, doceiras e produtores de cachaças, vinhos, licores, defumados, dentre outros. Será também uma oportunidade para a expressão dos artesãos e artistas locais, já que no município existem bandas, cantores e músicos talentosos.


A diferença deste evento está no propósito de promover a valorização dos talentos de Brumadinho. As estrelas das atividades gastronômicas serão os cozinheiros e gourmets locais.


Jantares e Festins
Serão promovidos pelos restaurantes e pousadas. As atividades gastronômicas e culturais acontecerão também, na praça Central de Casa Branca, onde tradicionalmente ocorrem os eventos locais e onde a comunidade comercializa seus produtos nos finais de semana. O evento terá início na tarde da quinta-feira, 24 de setembro, finalizando no domingo, 27.


Dados do Evento

Nome: Brumadinho Goumert 2009

Categoria: Gastronômico

Freqüência: Única

Local: Localidade de Casa Branca

Aberta ao Público

Duração: De 24 a 27 de setembro de 2009

Organização e informações: Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Brumadinho. Telefone: (031)3571-7160

Um comentário:

Anônimo disse...

qual é o site que eu utilizo para ter mais informacoes? seria o Portal de Brumadinho?