Conjuntura Gastronômica - As tendências, lançamentos, comportamentos e inovações de mercado- Agosto de 2009

Food Service

Vamos direto ao que interessa: O segmento que engloba bares, restaurantes, padarias, pizzarias, hamburguerias, creperias, refeições coletivas, hotéis, hospitais e outros que oferecerem alimentos prontos para consumo, movimentam hoje no mercado algo em torno de R$ 100 bi, com projeções de crescimento ao ano de 15% e, só no nicho de pizzarias, nota-se um movimento em torno de US$ 100 mi.
Já há um milhão de empresas atuando nesse setor de crescente participação no orçamento alimentar dos brasileiros.
Em 2006 o mercado de food service cresceu 12,4% em relação a 2005.
Indústrias que fornecem produtos para esse mercado relatam aumentos de 20% no volume negociado com os diversos canais do food service no biênio 2007/2008. Esta taxa de crescimento é medida pelas compras do setor, a indústria de alimentos e bebidas.
Não conhecemos o faturamento exato do mercado operador (restaurantes, cafés, hotéis e outros). Estamos falando de compras em torno de R$ 43,6 bilhões.
Nos últimos dez anos, as compras de alimentos e bebidas do mercado de food service cresceram 319%, enquanto as compras do varejo cresceram 112%.
Alguns nichos do segmento registraram aumentos ainda mais expressivos, como é o caso das redes de fast food, que elevaram suas compras em cerca de 28% durante o ano de 2007.
Segundo dados do IBGE, o brasileiro gasta em torno de 24% de seus rendimentos com alimentação fora do lar. A projeção é de que este número alcance o patamar de 28% a 30% até 2012, mediante a crescente demanda da mulher no mercado de trabalho e a falta de tempo para a dedicação aos afazeres do lar.
O momento atual é de amadurecimento do setor com a entrada de investidores institucionais de grande porte. A evolução da alimentação fora do lar é confirmada pelos movimentos advindos de fundos de investimento como o Advent, Merryll Lynch, DLJ South American Partners, UBS Pactual e Deutsche Bank que estão investindo em redes de fast food, centralizando compras, administração, marketing e distribuição, para conseguir escala e lucratividade.
A onda de aquisições começou em 2006, quando a GP Investments comprou uma participação na churrascaria Fogo de Chão. Em seguida, em abril de 2007, o DLJ South American Partners adquiriu, conjuntamente com o empresário Woods Staton, as operações do McDonald´s na América Latina e a Advent adquiriu o grupo RA, que detém concessões de restaurantes, lanchonetes, cafés e confeitarias em aeroportos no Brasil. Em seguida, o mesmo fundo comprou a rede Viena, hoje com 120 pontos-de-venda. A Advent negocia agora a compra das redes Galeto’s e Almanara, esta última de comida árabe.
O interesse de grandes investidores pelo mercado de food service é uma constatação do amadurecimento e profissionalização que o setor imprime com seu movimento em torno de R$ 100 bilhões por ano no Brasil.
E o mercado de food service ainda começa a "aquecer as suas turbinas" no Brasil.

Agosto de 2009 - Shirley Santos
Shirley Santos é consultora de Marketing Empresarial e Gastronômico, Gestora Gastronômica, Escritora e Blogueira

http://marketnews-mkt-gastronomico.blogspot.com/

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