Receitas Super Chef: Mungunzá

Mungunzá



Em 20 de novembro de 1695, nos idos do Brasil Colonial morria em combate pela luta do negro contra a escravidão e defendendo seu povo e sua comunidade, Zumbi. 
Após três séculos, em 2003, um projeto de lei cria o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no mesmo dia 20 de novembro em homenagem a sua morte. 
A cozinha negra modificou receitas e costumes de pratos europeus e é uma das origens da nossa cozinha brasileira.

É em homenagem a data que trazemos a receita da semana!


Ingredientes:


500g de milho branco (a conhecida canjica)
1 colher de sopa de manteiga
3 lascas de canela (grandes)
6 cravos
5 estrelas de anis (opcional)
1 pitada de sal
1 xícara (chá) leite desnatado
1 lata de leite condensado
2 cocos ralados grosso
20x10cm de gaze e linha de algodão branca para amarrar
Cubos de paçoca para decoração (opcional)

Modo de Preparo:

Coloque o milho de molho em água fria por 16 horas. Escorra e cozinhe em panela de pressão, apenas com água, por 30min e em chama baixa, contados a partir do momento que a panela começar a apitar. Desligue a chama e deixe esfriar o cozimento, escorrendo em seguida toda a água.
Em outra panela derreta a manteiga, junte a canela, cravos, anis e sal e dê uma leve refogada. Retire-os e amarre-os dentro da gaze formando uma trouxinha amarrada com a linha branca (não use coloridas para não haver o risco de soltar pigmentos no alimento) e volte à trouxinha para a panela. Acrescente o leite e assim que levantar a fervura adicione o leite condensado, coco ralado e o milho, mexendo continuamente com espátula de silicone em fogo médio por uns 10min. Retire a trouxinha de condimentos e descarte. Fica um resultado aromático e cremoso e você tanto pode servir imediatamente, com fatias de paçoca e também pulverizado de canela em pó e quente, como pode acondicionar em taças para consumo individual, dispor as fatias de paçoca e cobrir com filme PVC e manter refrigerado para consumo gelado. Uma outra dica que fica uma delícia é pulverizar cacau em pó ou chocolate meio amargo ralado grosso por cima. 
É assim que fazemos em nosso Buffet Shirley Santos  - Atelier Gastronomico  (http://shirleysantosateliergastronomico.blogspot.com). 
Saboreiem!

Que sua semana seja recheada de muita prosperidade. Até semana que vem com mais saborosas receitas criadas especialmente para você!


Shirley Santos é Gestora Gastronômica e diretora do Buffet Shirley Santos - Atelier Gastronômico
Consultora de Marketing Empresarial e Gastronômico da
Marketnews Planejamento e Marketing Gastronômico (M/PMG.H),
Escritora e Blogueira
e-mail:shirleysantos88@hotmail.com