O Mundinho das "Casseroles" muito além das panelas - Julho de 2009

Campos do Jordão realiza seu festival gastronômico até 15 de agosto, com fondues e pratos à base de chocolate


O grupo Cozinha da Montanha de Campos do Jordão, que reúne 24 restaurantes da estação de inverno está promovendo sua temporada gastronômica, até o dia 15 de agosto.

Neste ano, o menu é formado por algumas fondues e pratos à base de chocolate, em homenagem a personalidades da França, afinal, estamos no Ano da França no Brasil.

Entre os restaurantes estão o Araucária (fondue amazonense, de tucupi com frutos do mar, em homenagem ao chef de cozinha francês Patrick Ferry), Baden Baden (fondue de chocolate com cerveja Baden Stout, em homenagem a Maurice Ravel), Barito Gourmet (fondue de chocolate e maçãs com churros, em homenagem ao povo da França), Charpentier (fondue de camembert e especiarias, em homenagem a Gustave Charpentier), La Gália (fondue de carnes exóticas a Obelix em homenagem a Gérard Depardier, por sua atuação como Obelix, no cinema) e o Mercearia Campos (fondue de champignons, em homenagem à primeira-dama francesa Carla Bruni-Sarkozy).


Já alguns chefs prepararam versões doces e salgadas de chocolate, que podem ser degustadas no menu do Araucária (creme de maracujá, gotas de chocolate e sorvete de pistache), Barito Gourmet (frango ao molho de chocolate e risoto de pinhões), Bia Kaffee (tarte Moulin Rouge, de chocolate com avelãs), Fondue Caramello (nhoque de chocolate ao mel e conhaque), Charpentier (souflé sundae de chocolate) e o Eco Parque Pesca na Montanha (cuscuz de tapioca com calda de chocolate e capim-cidreira).

Também integram o festival: o Le Capivari (fondue de chocolate crocante), Lenz Gourmet (filé ao molho de chocolate, especiarias e shiitake ao gratin de gruyère), Mercearia Campos (galette de chocolate), Matterhorn (macarons de chocolate), Safári (flor de chocolate com calda de frutas vermelhas), Serra da Estrela (mousse de chocolate, contreau e amêndoas) e a Vila Chã, que fez uma releitura do casamento perfeito, ou seja, trata-se de uma esfera de morango com chocolate e amêndoas.


GASTRÔ MIX RIO 2009 - I Festival gastronômico e cultural da Zona Oeste - Gastronomia, arte e ação social
.
.
Arte: Haroldo Lousada/Beco de Artes

De  17 a 30 de Agosto de 2009, os melhores restaurantes da região oferecerão pratos especiais a preços especiais em nome da Arte e da Cidadania.
 
O GASTRÔ MIX RIO 2009 é um desfile de sabores da culinária da Zona Oeste, onde cada restaurante oferece um cardápio na sua especialidade durante 14 dias, no almoço ou no jantar, a preço fixo, abaixo do valor real de cada prato. Além do prato principal, estão incluídas uma entrada + sobremesa.  
O evento envolverá os restaurantes dos bairros da Zona Oeste, como  Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Vargem Grande, Vargem Pequena, Guaratiba, Grumari, Campo Grande,Bangu, Santa Cruz e Realengo.

Nos endereços dos próprios restaurantes também estarão expostos os trabalhos de artistas da região - de obras maiores a delicadas produções artesanais - para que o público se delicie também com os olhos, conhecendo a variedade da produção artística da Zona Oeste.

Os comensais têm também uma motivação a mais para participar do GASTRÔ MIX RIO 2009: além da promoção da Gastronomia regional e dos artistas locais, a cada cardápio adquirido o visitante poderá acrescentar, de forma opcional, o valor de R1,00 (um real) como doação ao Instituto Socioambiental Terranativa, que atua com projetos sociais na região para a capacitação de jovens na área do Turismo e Hospitalidade, com formação para as áreas de Gastronomia, Hotelaria, Paisagismo, Esportes de Aventura e Ecoturismo, Arte e Cultura locais.
A realização é de nossos colegas da GPress Comunicação, com apoio do SINDRIO, ABRASEL e Instituto Árvore da Vida – IASAV.

Nenhum comentário: