Gorjeta é uma opção. Paga o cliente que se sentiu bem atendido pelo o garçom, mas agora, em São Paulo, trabalhadores e consumidores poderão ligar para o Disque-Gorjeta para denunciar os estabelecimentos que não pagam gorjeta, ou cobram e não repassam aos funcionários.

De acordo com a lei, a cobrança da gorjeta não é obrigatória, mas, quando é feita, o estabelecimento comercial é obrigado a repassar o valor integralmente aos funcionários, que fazem o rateio do montante arrecadado.
Acusados de se apropriarem da gorjeta dos trabalhadores, a situação desgasta a imagem do setor e dos empresários de forma negativa, provocando conflitos entre empregadores e empregados.
Na Grande São Paulo, sete mil ações estão sendo movidas pelo Sindicato dos Trabalhadores de Hospedagem e Gastronomia contra estabelecimentos acusados de desrespeitarem o repasse. E aí será qua ajuda ou atrapalha?
Update: O número do Disque Gorjeta é 0800 77 171 04, válido somente para São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Somos gratos pela sua visita!
Aproveite que você deu uma passadinha por aqui e transforme-se em um de nossos seguidores/as. Você receberá em primeira mão todas as novidades que trafegam por aqui!
Leia este e outros tópicos inerentes a hospitalidade, gastronomia, marketing e negócios, além de receitas e curiosidades diversas, tire dúvidas, sugira matérias e outros através de nosso email: shirleysantos88@hotmail.com
Muito obrigada e nos "veremos" sempre por aqui!
Sorte, Saúde, Sol e Sucesso, Sempre!
Até breve!
Shirley Santos
Gestora Gastronômica e Diretora do Buffet Paixões da Chef Atelier Gastronômico
Consultora de Marketing Empresarial e Gastronômico da
Marketnews Planejamento e Marketing Gastronômico (M/PMG.H)
Escritora e Blogueira
e-mail:shirleysantos88@hotmail.com
Saiba mais também nos sites http://marketnews-mkt-gastronomico.blogspot.com e http://paixoesdachef.blogspot.com